Home » Notícias » 04 razões para você não deixar de comer o glúten

04 razões para você não deixar de comer o glúten

GlutenMuitos são os questionamentos sobre as dietas isentas de glúten, e o objetivo desse texto é mostrar de forma simplificada algumas razões pelas quais você não deve excluir esse nutriente da sua dieta.

O portador de doença celíaca, uma doença autoimune que é desencadeada pela ingestão do glúten, deve excluir ele da alimentação já que essa patologia causa uma inflamação da mucosa intestinal podendo resultar em atrofia das vilosidades intestinais. O acompanhamento médico e nutricional deve ser prioridade para esses pacientes.

A dieta isenta de glúten são mais suscetíveis:

  • Baixo consumo de fibras: implicando na função intestinal regular e no controle do colesterol ruim;
  • Ingestão reduzida de vitaminas D, B12 e folato, e dos minerais: zinco, ferro, cálcio e magnésio: podendo causar hipovitaminose, anemias e doenças ósseas na terceira idade;
  • Consumo aumentado de gorduras saturadas e hidrogenadas: aumentando a chance de hipercolesterolemia e problemas cardíacos;
  • Refeições com índice glicêmico e carga glicêmica aumentada: em longo prazo são mais suscetíveis ao diabetes.

Por esses motivos se você não é portador da doença celíaca não exclua o glúten da sua alimentação, os prejuízos podem ser grandes.

A literatura aconselha que o consumo de glúten pode trazer benefícios para a sua flora intestinal, controle glicêmico, e equilíbrio de micronutrientes essenciais para fornecer energia e disposição para o seu dia.

 “Fica a dica para os nutricionistas: Isso é um exemplo de conduta baseada em evidências”

 Murilo Dáttilo
Nutricionista da RG Nutri
CRN3 25426

About meunutricionista

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …