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A bebida mais consumida no mundo: chás

mug-219844_640Pesquisadores tem voltado as suas pesquisas a bebida mais consumida em todo mundo: os chás. Essas bebidas têm compostos altamente benéficos a saúde humana como os alcaloides, e compostos fenólicos, o que mais atrai as pessoas são o sabor e o aroma que essa bebida possui.

A planta Camellia Sinensis é a mais comumente utilizada e comercializada na forma de chá branco ou verde, a única coisa que difere é o processamento e grau de oxidação de seus compostos fenólicos.

As atividades antioxidantes dos chás são capazes de ter função anti-infamatória, anti-obesidade, anti-alérgico entre outros efeitos.

A cafeína, um composto alcaloide presente nos chás, servem como estimulantes cerebrais naturais, e em doses moderadas é capaz de aumentar raciocínio, reduzir fadiga e podem quando consumidas em altas doses ocasionar insônias e dificuldades para dormir.

Quando relacionada com o exercício doses média de 5 mg/kg de peso corporal é capaz de aumentar desempenho em exercícios de endurance e um adiamento da fadiga muscular.

Machado, 2007 mostrou que o consumo diário de chá verde é capaz de reduzir mortes relacionadas ao câncer e ao envelhecimento, de forma progressiva o consumo deste tipo de chá seria eficiente.

O consumo de chás pode e deve ser diário afim de maximizar os efeitos protetores dos antioxidantes que são diversos, e podem ser consumidas quente ou frio, e qualquer temperatura que seja extrema o benefício é aumentado. O organismo lutará pela temperatura ambiente e ao consumir a bebida na temperatura extrema você aumenta a atividade do organismo que buscará mantê-la ideal para o seu funcionamento.

Antes do exercício, entre as refeições são algumas sugestões, evite o consumo junto com as refeições principais pois o excesso de cafeína pode ser capaz de atrapalhar a absorção de algumas vitaminas e minerais. O excesso do consumo pode também prejudicar o sono que é tão importante para conseguirmos repor nossas energias por isso não exagere, tome 01-02 xícaras por dia, e seja critico em relação a sua sensibilidade.

Não substitua a água pelos chás, você deve beber muita água ao longo do dia, e os chás entre as refeições podem ser uma saída para aquela fome fora de hora.

“Aproveite dos benefícios dos chás, e viva com mais saúde”

Adriana Fanaro Oliveira
Nutricionista Responsável

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas

Rodrigues, V. Compostos bioativos de chás: Comparação das infusões a quente e a frio. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2015.
Santos, S. M. et al. Utilização da cafeína no exercício físico e seus usos terapêuticos. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 12, n. 28, jul./set. 2015, ISSN 2318-2083
Machado CCB, Bastos DHM, Janzantti NS, Facanali R, Marques MOM, Franco MR B. Determinação do perfil de compostos voláteis e avaliação do sabor e aroma de bebidas produzidas a partir da erva-mate (Ilex paraguariensis). Quím Nova. 2007;(30)3:513-8.

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