Home » Notícias » A famosa dieta Dukan

A famosa dieta Dukan

A dieta Dukan, um tipo de dieta cetogênica, restrita em carboidratos e também rica em proteínas ganhou measuring-tape-953422_640muita popularidade entre os que desejam emagrecer, porém poucos sabem sobre as reais consequências que a sua prática pode causar em nosso corpo.

Os carboidratos constituem a nossa principal fonte de energia. Na falta destes, o corpo não consegue utilizar a gordura como fonte energética e sim proteínas provindas da degradação muscular.
Isso resulta em perda de peso principalmente nos primeiros dias, porém esta é proveniente de perda de massa muscular e água, elementos importantíssimos para a saúde. Além disso, para compensar a ausência de carboidratos nos produtos, pode haver a adição de gordura nestes, o que contribui ainda mais para o acúmulo de gordura no corpo. Assim, o que deveríamos ter em quantidades adequadas (massa muscular e água) perdemos, e o que deveríamos ter em quantidades reduzidas (gordura), ganhamos.

A única fonte de energia provinda dos alimentos que o cérebro consegue utilizar é a glicose, na sua falta corpos cetônicos são produzidos para substituí-la. O problema é que em longo prazo, o excesso destes corpos pode ser altamente tóxico, podendo levar à falência dos órgãos e até à morte.

Outras consequências da falta de carboidratos são: aumento da concentração de ácido úrico, diminuição da glicemia e insulinemia, aumento da produção de cortisol que pode deprimir o sistema imunológico, diminuição do LDL (colesterol ruim), mas também do HDL (colesterol bom).

Mau hálito (acetona), constipação intestinal, tontura, dores de cabeça, náusea, insônia, aumento da sede, cansaço, fraqueza e fadiga e dificuldades cognitivas, são encontrados especialmente na primeira semana.

Em relação às proteínas, o seu elevado consumo não é sinônimo de aumento de músculo, uma vez que temos um limite de sua utilização diária, assim o seu excesso é eliminado na urina, perdendo-se água e aumentando o risco de desidratação.

Além disso, a quantidade excessiva de proteína (>3,6g/Kg peso/dia) pode até reduzir a síntese proteica e ainda há ainda o risco de aumentarmos a ingestão de gordura saturada e colesterol (presente em alimentos de origem animal) podendo provocar problemas coronarianos e até diabetes.

Com todas essas evidências custa acreditar que uma das dietas mais populares da atualidade, seja uma rica em proteínas, de um médico que teve sua exclusão do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos da França por má prática profissional.

Como qualquer dieta, em curto prazo, a Dukan pode te fazer perder peso sim, mas você não ficará com uma composição corporal de músculo, gordura e água saudável e o preço que se paga à sua saúde é altíssimo. Ainda, há longo prazo, ocorre freqüente ganho de peso acima dos valores perdidos. 

Para um emagrecimento significativo e duradouro, é preciso primeiro rejeitar a mentalidade de dietas e se conscientizar que é preciso que haja mudanças no comportamento alimentar, acompanhado da prática regular de atividade física.

“Procure um profissional nutricionista para te ajudar nessa empreitada”

 

Patrícia Ito
Nutricionista – CRN-3 43825
patricia.itou@gmail.com

 

 

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas

BOLSTER, D. R. et al. Dietaryproteinintakeimpactshumanskeletalmuscleproteinfractionalsynthetic rates afterenduranceexercise.Am J PhysiolEndocrinolMetab, v. 289, n. 4, p. 678-83, maio. 2005

CURI, R. et al.Ciclo de Krebs como fator limitante na utilização de ácidos graxos durante o exercício aeróbico. ArqBrasEndocrinolMetab, São Paulo, v. 47, n.2, p. 135-43, abr. 2003.

FREEDMAN, M. R., KING, J.; KENNEDY, E. Popular Diets: A ScientificReview.Obesityresearch,v. 9, n. 1, mar. 2001.

LAROSA, J. C., et al.Effectsof high-protein, low-carbohydratedietingon plasma lipoproteinsandbodyweight.J Am Diet Assoc., v. 77, n. 3, p. 264-70, set. 1980.

TEIXEIRA, C. V. S.; GUEDES, J. R. P. Musculação perguntas e respostas: as 50 dúvidas mais frequentes nas academias. São Paulo: Phorte, 2010.

 

 

 

 

About meunutricionista

Check Also

InShot_20171203_111326252

Dieta cetogênica – existe algum benefício?

É contraproducente pensar em boa performance com restrição de carboidrato, no entanto, a restrição pontual …

2 comments

  1. Me desculpa, mas sou nutricionista e achei o texto péssimo e totalmente desatualizado. Sua referencia mais recente é de 6 anos atrás e nem é um artigo científico.
    Por um mundo com mais bom senso e propagação de boas informações

    • meunutricionista

      Olá Victor, o Meu Nutricionista acredita na diversidade das informações, não podemos avaliar a qualidade da publicação só pelo seu ano de postagem, existem diversos artigos científicos que são usados até hoje com mais de 20 anos de publicação. Entendemos o seu posicionamento mas temos como missão informar ao público leigo sobre nutrição de forma mais básica. Mas lhe convidamos a escrever um texto científico sobre o mesmo assunto, que você acha? Geraríamos uma excelente discussão para os nossos leitores e poderíamos então confrontar as informações passadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *