Home » Notícias » A gordura pode ser do bem

A gordura pode ser do bem

avocado-829092_1280A maioria das pessoas tem uma ideia muito errônea no que diz respeito à gorduras por parte dos alimentos, pensando que ao consumir mais gordura irão acumular gordura corporal.

Porém é certo afirmar que gordura alimentar é totalmente diferente da gordura corporal, ou seja, não quer dizer que consumindo azeite, abacate, óleo de coco, carnes, oleaginosas, entre outras gorduras do bem você irá engordar. Ao comer gordura você não ficará obeso.

Agora se formos falar de carboidrato isso sim irá ocorrer, levando em consideração que você exceda a quantidade de carboidratos que seu corpo necessita.

Isso ocorre porque ao ingerir um carboidrato ele será convertido em glicose que por sua vez irá aumentar a liberação de um hormônio chamado insulina, mais conhecido como “hormônio de armazenamento”, favorecendo assim o armazenamento de gordura em seu corpo. A insulina também reduz a produção de um hormônio que é seu oposto, chamado glucagon, que além de outras funções age auxiliando na queima de gordura.

Quando falamos de bacon podemos compará-lo a um outro alimento rico em gordura do bem, que é o abacate. O abacate segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) é constituído 60% por gordura monoinsaturada (super do bem) e 20% por gordura poliinsaturada (também do bem) e 20% de gordura saturada, que sendo natural do alimento não é prejudicial à saúde.

Já o bacon tem características similares, sendo composto por 50% da gordura monoinsaturada, 37% gordura saturada e 13% de poliinsaturada, ou seja, não faz sentido dizer que gordura animal é diferente de gordura vegetal. Lembrando que é sempre importante estar atento na hora de comprar, dando sempre preferência ao bacon sem aditivos químicos.

“A inclusão de qualquer alimento deve ser feita sob acompanhamento de um nutricionista”

 

Tályta Fortuna
Nutricionista –  CRN. 7092
Especialista em Nutrição Clínica, Metabólica e Esportiva
tfnutricaointeligente@gmail.com
www.tfnutricaointeligente.com

About meunutricionista

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *