Home » Notícias » Na Infância » A importância do leite materno

A importância do leite materno

O aleitamento materno é a primeira educação nutricional para promoção da saúde que podemos passar para nossos filhos, formando hábitos saudáveis e prevenção de doenças.

 

O aleitamento materno deve acontecer exclusivamente até 6 meses, sem papas, sucos, água ou chás. Deve-se manter o aleitamento até, no mínimo, 2 anos de idade, junto com alimentos complementares apropriados as idades. As restrições existem em casos específicos, como mães portadoras de HIV/Aids e outras doenças transmitidas verticalmente, nesses casos deve-se orientar alternativas para a melhor saúde da criança.

 

Nos primeiros anos de vida o aleitamento exclusivo protege a criança contra doenças infecciosas pelo fortalecimento do sistema imune e participa ativamente no desenvolvimento da estrutura óssea e fortalecimento do sistema digestivo, preparando-o para os alimentos complementares.

 

O alimento complementar não deve substituir o leite, o leite permanece sendo o principal alimento e o complementar será introduzido aos poucos de acordo com o desenvolvimento da criança.

 

O aleitamento materno traz benefícios primordiais para a saúde da criança e da mãe, que será carregado ao longo da vida. Uma criança amamentada corretamente evitará, tanto o retardo de crescimento, como também o ganho de peso excessivo nos primeiros anos de vida – relação com obesidade, hipertensão, síndrome metabólica, resistência insulínica e incidência de doença cardiovascular.

 

Portanto, o aleitamento materno deve ser enfatizado para prevenção de doenças na vida adulta.

 

 

Henrique Tiago Neto

 Nutricionista da Personal Nutrition

About nutrimeu

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *