Home » Notícias » No Esporte » A polêmica CREATINA

A polêmica CREATINA

A creatina (ácido α-metial guanidino acético) é encontrada principalmente no músculo esquelético e sintetizada endogenamente pelo fígado, rins e pâncreas a partir dos aminoácidos glicina e arginina. Pode ser adquirida pela alimentação, principalmente pelo consumo de carne vermelha e peixe.

Cerca de 95% é armazenada no músculo esquelético, o restante se situa no coração, músculos lisos, cérebro e testículos.

A suplementação de creatina promove aumento de 20% de suas reservas musculares, tem efeito ergogênicos (efeitos comprovados) em atividades físicas de alta intensidade (exercícios de força), através do ganho de força e aumento da massa magra.

Mas a dúvida é sobre quanto de creatina pode-se ingerir. E para responder é importante pensar no corpo humano como um todo, não se pode usar a mesma filosofia para todas as pessoas. Antes da suplementação é necessário analisar a dieta, o tipo de exercício praticado e, principalmente, qual suplemento vai ser consumido. Alguns suplementos apresentam concentração de creatina, por menor que seja pode ultrapassar o limite que o corpo absorve, fazendo o rim trabalhar desnecessariamente.

Outra dúvida é sobre o tempo de uso da creatina. Quando ingerida diariamente, ela aumenta o pool (reservas) e, com o passar dos dias, esta reserva é amplamente contemplada, não sobrando mais espaço para o armazenamento da creatina e, então, voltamos para a questão do rim.

Na ingestão via oral, é transportada para os músculos, mas por se tratar de um suplemento dependente de água, é imprescindível o aumento da oferta hídrica, potencializando os efeitos do suplemento.

É de suma importância não consumir suplementos sem orientação de um profissional qualificado, a creatina quando ingerida de forma errada (quantidades e horários) além de não apresentar os resultados, pode impactar a saúde do indivíduo. Quando consumida de modo adequado, os efeitos são  visíveis, em poucos dias, pelo ganho de força e aumento de massa muscular.

Henrique Tiago
Nutricionista Personal Nutrition

About nutrimeu

Check Also

InShot_20171203_111326252

Dieta cetogênica – existe algum benefício?

É contraproducente pensar em boa performance com restrição de carboidrato, no entanto, a restrição pontual …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *