Home » Notícias » Abobrinha

Abobrinha

Quem nunca disse: “Pare de falar abobrinha”? Este termo que denomina algo fora de propósito é o nome de um legume, descoberto na Europa, a partir da abóbora. Um legume que contem poucas calorias,100 gramas tem somente 27 Kcal, nada comparado a quantidade de vitamina C e folato que contem. Além disto, contem betacaroteno, que é convertido em vitamina A pelo nosso organismo.

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos da Anvisa encontrou agrotóxicos nas amostras de abobrinha, muitos outros alimentos analisados também apresentavam irregularidades, entre eles: alface, feijão, fubá de milho, tomate entre outros.

A gerente geral do departamento de toxicologia da Anvisa acredita que seja pela falta de produtos registrados para o cultivo. Os produtos foram coletados dos supermercados e feiras em 2012 e somente agora os dados foram divulgados, o que dificulta muito as medidas preventivas e de punição.

Foram coletadas 229 amostras e 45 – 49% apresentavam irregularidades e resultados insatisfatórios, com o objetivo de orientar, o produtor da ANVISA procura sempre fazer esse rastreamento.

Porém, quando falamos do consumidor, poucas medidas podem ser tomadas, uma delas é o alimento in natura, orgânico, porém o custo é elevado para uma parte da população. Então, o que podemos fazer é variar o local e o tipo de produto que consumimos, tentar sempre o alimento íntegro, de fonte confiável.

Nutricionista Responsável
Portal Meu Nutricionista

About nutrimeu

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *