Home » Notícias » Na Infância » Alimentação da criança menor de 02 anos de idade

Alimentação da criança menor de 02 anos de idade

O Ministério da Saúde possui uma cartilha sobre alimentação infantil. O objetivo desta é 10527394_687240371356734_4157312107429860414_ndirecionar os papais a oferecerem uma alimentação mais adequada ao seu pequeno. Esta iniciativa ocorreu pois a fase infantil é muito determinante para a vida inteira, os distúrbios adquiridos nessa fase podem persistir até a fase adulta.

O Meu Nutricionista defende a ideia que o aleitamento materno exclusivo é muito eficaz para: aumentar o afeto, proteção, vínculo e nutrição para o bebê, além disso, é um método bem barato.

A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 06 meses de idade, ele é muito eficaz para:

  • Prevenção de diarreias;
  • Reduzir o número de hospitalizações;
  • Risco de desnutrição, alimentos complementares podem ser mais pobres nutricionalmente que o leite materno;
  • Menor absorção de cálcio e ferro, prejudicando crescimento e desenvolvimento.

No ano de 2000, a OMS realizou uma pesquisa que revelou que 500 ml de leite materno é capaz de suprir a necessidade de 95% das necessidades de vitamina C, o que conseguiria manter o sistema imunológico em condições ideais.

Dados da Demographic And Health Surveys demonstraram os efeitos protetores da amamentação na primeira hora de vida, e relacionam que haja aumento da colonização intestinal, produção de fatores imunológicos bioativos, e aumento da imunoglobulina A

Essa revisão bibliográfica conseguiu mensurar que mais de 4 milhões de bebês morrem nos primeiros 27 dias de vida acontecendo sempre nos países mais pobres.

Um estudo transversal que avaliou 553 crianças menores de 12 meses de vida, freqüentadores de um serviço de saúde do Estado de São Paulo, teve resultados muito relevantes onde os maiores níveis de hemoglobina estavam nas crianças amamentadas até os 06 meses de vida e o contrário também é comprovado, as crianças que foram alimentadas no regime de aleitamento artificial os níveis de hemoglobina estavam muito abaixo do ideal.

Os autores chegaram a seguinte conclusão: “O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e a manutenção do leite materno a partir dessa idade, associado aos alimentos complementares quali e quantitativamente adequados, podem contribuir para o aumento dos níveis da hemoglobina no primeiro ano de vida

 

 

“Seja consciente ao alimentar o seu bebê, a amamentação é capaz de proteger seu filho para sempre”

 

 

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas

Boccolini, S. C et al. A amamentação na primeira vida e mortalidade neonatal. Arch Pediatr Urug 2015; 86(2): 142-147

Assis, A.M.O et al. Níveis de hemoglobina, aleitamento materno e regime alimentar no primeiro ano de vida. Rev Saúde Pública 2004; 38 (4): 543-51

 

About meunutricionista

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *