Home » Notícias » Alimentos e a glicemia

Alimentos e a glicemia

Os alimentos ingeridos provocam diferentes reaçpões no organismo, a oscilação da glicemia e a digestão dos alimentos estão associadas ao índice glicêmico de cada alimento.

Os carboidratos são os principais precursores, quando ingerimos um carboidrato com alto índice glicêmico (bebidas esportivas, arroz branco, batata assada, cereais de milho, purê de batata, geléia, doces, melancia) o organismo torna prioridade para metabolização, aumentando a glicemia e induzindo a produção de insulina.

Os alimentos ingeridos são metabolizados até serem transformados em glicose, logo o nutriente com o maior índice de glicemia é a glicose; quando o alimento é convertido em glicose, ele é captado pela insulina, através de receptores Glut-4 (presentes nas células para fazer a ligação com a insulina) que transportam a glicose para dentro das células. Enquanto a glicose não entrar na célula a glicemia tende a aumentar na corrente sanguínea provocando picos de hiperglicemia (taxa alta de glicose no sangue).

Quando a uma mistura de alimentos de alto e baixo índice glicêmico (feijão, pão integral, laranja, cereais de fibra, maçã, leite, lentilha) a conversão em glicose é mais lenta, tornando a captação mais controlada e o transporte de insulina mais efetivo.

Cabe lembrar que alimentos que fornecem energia desacelerada devem ter utilização imediata, se a oferta for maior que a procura, esta oferta vira estoque, em outras palavras, os alimentos que são metabolizados e não utilizados, são armazenados no fígado, podendo ser transformados em gordura.

Além dos alimentos de baixo índice glicêmico, as fibras têm um papel muito importante na metabolização, elas desaceleram as reações, mantendo a glicemia estável e o esvaziamento gástrico mais controlado. Por estas reações, devemos sempre mesclar alimentos e consumir o mínimo possível de alimentos de alto índice glicêmico.

O auxílio de um nutricionista é muito importante para compreender bem a influência e importância de cada alimento.

Henrique Tiago
Nutricionista Personal Nutrition

About nutrimeu

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *