Home » Notícias » Alimentos e a voz

Alimentos e a voz

Nossa voz é capaz de nos mostrar totalmente, mesmo quando nossa face está escondida. A voz faz parte de nossa identidade, transmitindo alegria, tristeza, medo, preocupação, confiança.

Por tamanha importância devemos cuidar dela, como cuidamos de nosso corpo. E, assim como o restante do organismo, a dieta alimentar influencia diretamente na saúde vocal.

Alguns alimentos podem ajudar a voz a se manter clara, com boa projeção, auxiliando principalmente quem a usa como ferramenta de trabalho (professores, cantores, artistas, palestrantes, etc.).

Um excelente alimento para preparar o aparelho fonatório para oratórias é a maçã. Ela promove maior mastigação, aumentando mobilidade dos músculos da face, tem propriedade adstringente, limpando a mucosa.

Alimentos que merecem cuidado:

  • derivados do leite: causam maior produção de muco e pigarro que, além de ser desconfortável, pode trazer prejuízos por atrito.
  • Bebidas alcoólicas: o efeito anestésico causa maior abuso vocal e prejuízos posteriores à pregas vocais.
  • Condimentos: podem aumentar a acidez estomacal, provocar refluxo, que agride muito a mucosa.

A hidratação também é fundamental para saúde vocal. O tempo seco, a poluição, ventiladores e ar condicionado ressecam as mucosas te todo aparelho fonador, trazendo desconfortos e qualidade vocal ruim. A ingestão de água deve ser feita ao longo de todo dia para evitar o ressecamento das mucosas.

Lembre-se, uma boa nutrição matem seu corpo em equilíbrio e, até mesmo a qualidade da voz será influenciada.

 

Mariana M. Castanho

Fonoaudióloga

About nutrimeu

Check Also

InShot_20171203_111326252

Dieta cetogênica – existe algum benefício?

É contraproducente pensar em boa performance com restrição de carboidrato, no entanto, a restrição pontual …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *