Home » Notícias » Alimentos processados são os vilões da sua boa saúde

Alimentos processados são os vilões da sua boa saúde

foto: cmais (reprodução)
foto: cmais (reprodução)

Os alimentos processados fazem parte do consumo alimentar da população, seja por praticidade ou por falta de tempo de preparar alimentos mais saudáveis.

A questão é que isso além de agregar maior custo as refeições podem também comprometer a saúde do indivíduo que faz consumo exagerado desse tipo de alimento.

Bielemann, 2015 em seu estudo verificou que 51,2% das calorias ingeridas no dia são provindas de alimentos ultra processados, e esse consumo é maior em indivíduos do sexo feminino.

O nível de escolaridade também é um fator determinante, o consumo é maior naqueles com maior nível de escolaridade, ter mais conhecimento não significa fazer melhores escolhas alimentares.

O que mais preocupa nesse cenário é que o alto consumo de alimentos ultraprocessados está ligado diretamente com aumento de gorduras, sódio, colesterol, ferro, cálcio e calorias que a longo prazo causam enormes prejuízos a saúde de quem consome.

A indústria cresceu muito, e se disseminou tornando a primeira escolha daqueles que não se preocupam com o nutriente que vão consumir e somente com o sabor que gostariam se sentir fato esse aliado a mudança de comportamento e aumento de estresse.

O crescimento das doenças crônicas não transmissíveis tem relação direta com o aumento do consumo de alimentos desse tipo.

Reorganizar a vida, programar a marmita e cuidar do que vai colocar para dentro é o primeiro passo para quem deseja viver com mais qualidade de vida.

Adriana Fanaro Oliveira
Nutricionista CRN3 17166

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas

Bielemann, Renata M, Motta, Janaína V Santos, Minten, Gicele C, Horta, Bernardo L, & Gigante, Denise P. (2015). Consumo de alimentos ultraprocessados e impacto na dieta de adultos jovens. Revista de Saúde Pública, 49, 28. Epub 26 de maio de 2015
Louzada, Maria Laura da Costa, Martins, Ana Paula Bortoletto, Canella, Daniela Silva, Baraldi, Larissa Galastri, Levy, Renata Bertazzi, Claro, Rafael Moreira, Moubarac, Jean-Claude, Cannon, Geoffrey, & Monteiro, Carlos Augusto. (2015). Alimentos ultraprocessados e perfil nutricional da dieta no Brasil. Revista de Saúde Pública, 49, 38. Epub 10 de julho de 2015

 

About meunutricionista

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …