Home » Notícias » Na Infância » A anemia em crianças

A anemia em crianças

dieta-certa-para-criancasA doença mais prevalente em crianças no mundo é a anemia, 95% dos casos de anemia é ocasionada pela deficiência de ferro.

Apesar de não existirem no Brasil estudos que estimem a dimensão do problema, estudos pontuais em São Paulo revelaram que mesmo a desnutrição e a mortalidade infantil terem reduzido bruscamente a anemia continua de forma crescente.

Alguns fatores são determinantes nas anemias das crianças:

  • Baixo nível socioeconômico;
  • Prematuridade no nascimento;
  • Desmame precoce;
  • Insuficiente ingestão de ferro.

Doenças comuns nessa fase como diarreias, infecções respiratórias e parasitoses intestinais podem comprometer muito a manutenção da saúde infantil.

A velocidade do crescimento também muda a demanda, crianças de 12 a 23 meses tendem a apresentar mais quadros de anemia quando comparadas as crianças com mais de 24 meses.

A ciência demonstra que a principal consequência da anemia é o desenvolvimento psicomotor, e pode aparecer com até 03 anos após a anemia ter sido tratada. Entende-se que esse prejuízo afeta de forma intelectual, motora e social a vida da criança, ou seja, processos como: andar, engatinhar e aprender podem ser bruscamente prejudicados.

Foto: doutissima (reprodução)
Foto: doutissima (reprodução)

 

É consenso que o aleitamento materno exclusivo até os 06 meses é um potencial fator protetor contra anemias, e entende-se que após essa idade ele deve complementar a alimentação e que já não é mais suficiente para suprir toda a necessidade da criança.

O hábito não saudável da criança unida a uma ingesta diminuída de fontes de ferro pode ocasionar as anemias, e com isso uma estratégia interessante seria aumentar a oferta de alimentos ricos em ferro e ou oferecer alimentos enriquecidos com esse micronutriente como farinhas e bebidas infantis.

O aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina C também é um fator promotor já que essa vitamina auxilia na absorção do ferro, porém deve ser após a refeição que contêm o ferro e não nas refeições distantes e intermediárias.

 

“Proteja o seu bem mais precioso”

Adriana Fanaro Oliveira
Nutricionista CRN3-17166

About meunutricionista

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …