Home » Notícias » As uvas na melhoria da saúde

As uvas na melhoria da saúde

uvaA busca na melhoria da saúde impulsionou pesquisas científicas a buscar novas substâncias capazes de fazer isso, eis que achamos as uvas.

O resveratrol é uma fitoalexina produzido por diversas plantas como, Polygunum cuspidatum e Polygunum multiflorum e está presente nas uvas.

Nas uvas esta é sintetizada na casca em resposta a irradiação dos raios ultravioletas, e está sob duas formas: trans resveratrol e cis-resveratrol, sendo a forma cis mais estável.

O resveratrol é um potente antioxidante sendo capaz de melhorar níveis lipídicos e sintomas da menopausa por agir diretamente com o estrogênio. Ele também é um potente anti-inflamatório e anti-coagulante.

A prensagem do suco de uva integral tem muita influência na formação do resveratrol.

uvaO nutricionista Murilo Dáttilo analisou um estudo de grande relevância e concluiu que a combinação de trans-resveratrol e de hesperetina – dois flavonoides encontrados na uva vermelha e na laranja, respectivamente – melhoram o controle glicêmico e a função vascular em indivíduos obesos. Dentre os resultados, os autores verificaram:

  • Aumento da expressão e da atividade da enzima glioxalase 1 em 27%, que é a enzima que metaboliza o metilglioxal – composto reativo e agente de glicação;
  • Diminuição do metilglioxal plasmático em 37%, sendo um resultado bom;
  • Redução de proteínas glicadas com metilglioxal em 14%, sendo isso bom também;
  • Diminuição da glicemia de jejum e pós-prandial em 5 e 6%, respectivamente, e melhora da sensibilidade à insulina após sobrecarga oral de glicose;
  • Melhora da função vascular;
  • Diminuição de marcadores de inflamação vascular em 10%.

Diante de diversos benefícios o trans resveratrol deve ser potencialmente consumido no dia a dia, na forma de uvas ou suco de uva integral.


Adriana Fanaro Oliveira
Nutricionista CRN3-17166

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27207552

Sautter et al. Resveratrol em sucos de uvas. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 25(3): 437-442, jul.-set. 2005

About meunutricionista

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …