Home » Notícias » Benefícios comprovados do Suco de Uva: aproveite esta maravilha!

Benefícios comprovados do Suco de Uva: aproveite esta maravilha!

As uvas Isabel e Bordô, variedades da família da videira Vitis labrusca, são especificamente da Serra Gaúcha e, depois de tratadas, dão origem ao delicioso suco de uva, um alimento acessível a maior parte da população, com diversos benefícios.  O suco de uva é rico em compostos bioativos, flavonóides e resveratrol, além de ser uma bebida não alcoólica.

Com o passar dos anos, nosso organismo sofre alguns prejuízos, causados por estresse, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados, nomeamos de ESTRESSE OXIDATIVO, que causa envelhecimento precoce, doenças pulmonares, doenças neurológicas (Doença de Parkinson, Alzheimer). É possível combater isso tudo utilizando alimentos antioxidantes; se você já escutou esse nome e não sabe o que significa, o Portal Meu Nutricionista irá esclarecer!

Os alimentos antioxidantes tem função de combater as células que causam quaisquer prejuízos a saúde. A formação de células malignas pode ser irreversível, porém uma dieta equilibrada e balanceada com este tipo de alimento pode ser útil no combate.

De qualquer forma, o benefício dos alimentos antioxidantes só acontece se for feito de forma regular, o consumo deve ser diário e em quantidades adequadas.

No Brasil existem dois tipos de videiras, uma reconhecida como orgânica e outra, cultivada de forma tradicional, com o uso de agrotóxicos. Esta é a diferença primordial! Quando falamos de cultivo sem agrotóxicos (orgânico), temos um alimento mais rico em polifenóis; um estudo feito por Dani et al, 2007, comprovou que nos sucos obtidos das uvas orgânicas, apresentam uma quantidade significativamente maior de polifenóis, quando comparados ás tratadas de forma tradicional.

Outro fator que não podemos deixar de comentar é que a ingestão de suco de uva pode prevenir danos causados ao DNA, ou seja, a prevenção de doenças autoimunes pode ser realizada com o suco de uva integral.

Atente-se à  compra do suco de uva integral, eles são vendidos em supermercados convencionais, em embalagens de vidro. E não se engane, apesar de mais calórico, é um produto saudável, não similar ao suco de caixinha, que tem aditivos e conservantes em excesso, que contribuem na inflamação das células, aumento do depósito de gordura e tornam o metabolismo mais lento.

É sabido os benefícios do vinho, porém quando comparado ao suco de uva integral, o suco sai na frente, por não ter o álcool em sua formulação.

Portanto, o ideal é consumir diariamente suco de uva integral, pode ser batido com 01 unidade de fruta e consumido entre as refeições. Além de saboroso, é rico em antioxidantes e uma ótima opção para quem tem aquela vontade do doce.

Nutricionista Responsável
Portal Meu Nutricionista

Fonte:

Dani. C et al. Phenolic contente and antioxidante activities of white and purple juices manufactured with organically – or conventionally – produced grapes. Food Chem Toxicol, 2007;45:2574-2580

Júnior. E.S. P. et al. Suco de uva: fonte de compostos bioativos com benefícios à saúde, 2012

About nutrimeu

Check Also

crossfit-534615_640

Aplicação da creatina em exercícios de alta intensidade

É extremamente comum os praticantes de exercício físico buscarem por substancias/suplementos alimentares que prometem melhorar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *