Home » Notícias » Benefícios da mastigação

Benefícios da mastigação

Todos nós já ouvimos que é importante mastigar bem os alimentos. Mas nem sempre sabemos o porquê desta importância. A mastigação é uma das principais funções do nosso sistema estomatognático, que conta com músculos orais, ossos, articulações e dentes.

 

É esta função que garante a preparação do alimento para chegar ao estômago, triturando-o, envolvendo-o em saliva e enzimas importantes para digestão. A mastigação incorreta aumenta muito o risco de problemas no trato gastrointestinal, como gastrites, refluxo e desconfortos como azia, dores e até sonolência após a refeição.

 

A mastigação deve ser lenta, ritmada, com movimentos de rotação da mandíbula e lateralização do alimento. É importante fragmentar muito bem os alimentos, mastigando cerca de 20 a 30 vezes o conteúdo. Esta mastigação ajuda na maior e melhor percepção dos sabores, no envio de sinais sensação de saciedade,  auxiliando no controle do peso, na melhor absorção de nutrientes, além de maior bem estar durante e após as refeições.

 

Durante a mastigação o corpo recebe avisos e vai se preparando quimicamente para a assimilação dos nutrientes, até que sente saciedade. Portanto, a mastigação correta é um auxiliador no programa de perda de peso.

 

É extremamente importante que, ao iniciar um programa de emagrecimento, com reeducação alimentar, guiado por nutricionista, o indivíduo deve ser orientado a se atentar e realizar a mastigação adequada, em todas as refeições.

 

Com certeza, uma reeducação alimentar bem orientada e atenção a mastigação adequada sua saúde estará em dia e você poderá gozar de excelente qualidade de vida!

 

Portal Meu Nutricionista

 

 

ApolinárioI, R.M.C. et al., Mastigação e dietas alimentares para redução de peso.Rev. CEFAC vol.10 no.2 São Paulo  2008.

Douglas CR., Controle da ingestão alimentar. In: Douglas CR. Tratado de fisiologia aplicada a fonoaudiologia. São Paulo: Robe; 2002. p.527-38.

 

About nutrimeu

Check Also

crossfit-534615_640

Aplicação da creatina em exercícios de alta intensidade

É extremamente comum os praticantes de exercício físico buscarem por substancias/suplementos alimentares que prometem melhorar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *