Home » Notícias » Cálcio para vida toda

Cálcio para vida toda

O cálcio é um mineral que participa na formação e recuperação da estrutura óssea, as crianças e adolescentes precisam consumir sempre, pois é nesta fase que este mineral será armazenado em maior quantidade.

Amedida que envelhecemos perdemos a capacidade de armazenar, porém há como evitar que o estoque de cálcio seja induzido a perda, isso acontecerá sempre que o consumo estiver baixo, quando não consumimos cálcio diariamente, na quantidade adequada, o corpo tende a retirá- lo de ossos e dentes.

As mulheres, principalmente em fase de menopausa, em que os níveis de estrogênio estão diminuídos ou não mais produzidos, que coincide com a redução de calcitonina (hormônio inibidor da desmineralização óssea), obriga o metabolismo a retirar cálcio dos ossos e os deixando fragilizados e suscetíveis a lesões por fratura.

Devemos consumir quantidades diárias de alimentos ricos em cálcio: leite e seus derivados (queijos, iogurte, coalhada, requeijão), peixes, soja, brócolis, couve, repolho, batata, laranja, mamão.

Alguns alimentos devem ser evitados na mesma refeição em que se tem oferta de cálcio, ou consumir mais cálcio do que o alimento que ira interferir na absorção do mineral, como:

  1. Alimentos ricos em cafeína (chá, café, refrigerante a base de cola), a cafeína induz a eliminação de cálcio.
  2. O ferro e o fósforo devem ser consumidos moderadamente por utilizar o mesmo mecanismos de reabsorção de cálcio, devemos sempre consumir com moderação.

Além do consumo regular do cálcio, a atividade física é a única maneira do organismo formar massa óssea e fazer com que o organismo aumente os estoques. Para a saúde óssea, deve-se sempre ter hábitos saudáveis, evitar o consumo de álcool, cigarro e praticar exercícios regularmente – principalmente exercícios de força que são mais eficazes em aumentar massa isenta de gordura.

Henrique Tiago Neto

Nutricionista Personal Nutrition

Fonte:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732003000200005&script=sci_arttext

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522001000200007

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942012000300011

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572008000600003

About nutrimeu

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *