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“Carboidrato a noite engorda!” Será mesmo?

Carboidrato a noite (menorSe quero emagrecer, devo cortar carboidrato depois das 18:00?
Não é pra tanto, mas, manter a maior parte da ingestão alimentar durante o dia parece ser interessante – é o que mostra esse artigo sobre jejum intermitente e saúde humana publicado em 2015 no “Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics”.
Do ponto de vista evolutivo, os organismos evoluíram para restringir suas atividades a noite ou durante o dia, desenvolvendo um ciclo circadiano para garantir que alguns processos fisiológicos aconteçam nos momentos ideais, modulando principalmente alguns marcadores do metabolismo da glicose, de lipídeos e alguns marcadores inflamatórios. Em nós, mamíferos, o relógio biológico mestre está localizado no hipotálamo e é mediado pelos estímulos de claro e escuro. Já no sistema periférico, foram encontrados osciladores desse relógio em resposta a ingestão alimentar, como o fígado e no trato gastrointestinal! Este artigo sugere que a dessincronizarão entre o relógio mestre do SNC e os relógios circadianos periféricos perturba o balanço energético e leva a um aumento do risco de doenças crônicas. A hipótese deste estudo é que a prática do jejum intermitente impõe um ritmo diurno na ingestão alimentar, promovendo um melhor sincronismo neste relógio circadiano (mas é possível conseguir isto sem o jejum também, né?).

Portanto, o que podemos concluir com estes dados é que o nosso corpo parece lidar melhor com o alimento no inicio do dia e manter a ingestão alimentar diária maior neste momento pode ser interessante para promover um menor peso e melhorar a saúde.
Lembrando isto não significa #nocarb depois das 18:00 e também que esta é só mais uma estratégia dentre muitas outras que podem ser aplicadas, de acordo com a individualidade e rotina de cada um!

Raphael Campanholi
CRN3 – 49867

 

Fonte:
PATTERSON, Ruth E. et al. Intermittent fasting and human metabolic health. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 115, n. 8, p. 1203, 2015.

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