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Cheirinho de alho = coração saudável!

Quem não gosta daquele cheirinho de alho que invade toda casa antes do almoço? Que sabor delicioso que confere à refeição. Mas o que muitos não sabem, é que este alimento barato, fácil e gostoso pode ajudar a proteger o coração e melhorar a circulação sanguínea.

As grandes limitações do uso abusivo do alho é o hálito característico após o consumo em grandes quantidades, como pode ser expulso do nosso organismo até pelo suor, pode se tornar desagradável.

Existem pelo menos 10 tipos de alho, porém muitos deles não são tão comuns:

1. Alho-das-vinhas (Allium vineale)

2. Alho-de-espanha (Allium scorodoprasum)

3. Alho-do-mato (Cipura paludosa)

4. Alho-mágico (Allium nigrum)

5. Alho-ordinário – o mesmo que alho (Allium sativum)

6. Alho-porro (Allium porrum) ou porro-hortense (segundo alguns autores, pode ser considerado apenas uma variante de Allium ampeloprasum)

7. Alho-porro-bravo (Allium ampeloprasum)

8. Alho-rosado (Allium roseum)

9. Alho-sem-mau-cheiro (Nothoscordum gracile e Nothoscordum striatum)

10. Alho-silvestre (Nothoscordum striatum)

E a pergunta interessante é: qual o ingrediente especial no alho, que o torna tão magnífico assim?

O alho possui propriedades imunológicas, possibilita tratamento para casos de hipertensão leve, redução dos níveis de colesterol, além de prevenção de doenças ateroscleróticas. Isso se dá devido as vitaminas (A, B2, B6 e C), aminoácidos, minerais (ferro, silício e iodo), além de enzimas biologicamente ativas, como a alicina.

A alicina, proveniente da enzima amilase, detém todo poder antioxidante, protetor imunológico e cardíaco. O melhor modo para o consumo do alho é que seja picado ou triturado, antes do preparo, o alho picado deve ficar de repouso por 10 minutos para que a enzima tenha sua ação. O processo térmico que o alho é  submetido, reduz a ação da enzima, pois os princípios ativos do alho são sensíveis ao calor. Portanto, recomendação é que se  consuma o alho cru.

 

 

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