Home » Notícias » Circunferência da sua cintura e a sua saúde

Circunferência da sua cintura e a sua saúde

A síndrome metabólica é uma desordem que ocorre no organismo, e vários fatores acontecem simultaneamente como: alteração nos sistemas periféricos da insulina, diabetes mellitus, alteração no metabolismo dos lipídeos, aumento de gordura abdominal entre outros.

A circunferência da cintura é capaz de detectar o risco dessa síndrome, um método prático, fácil e barato e deve ser usado por todos os profissionais de saúde.

Essa síndrome é diretamente ligada com riscos cardiovasculares e pode reduzir drasticamente a expectativa de vida da população.

A Organização Mundial da Saúde determinou que circunferências maiores que 88 cm para mulheres e 94 cm para homens os expõe em risco potencial de adquirir um problema cardíaco grave.

A presença de gordura abdominal aumentada é correlacionada com o aumento do risco de mortalidade, por isso é tão importante manter essa circunferência abaixo dos pontos de corte.

Sampaio, 2005 demonstrou em seu estudo que o IMC tem uma correlação muito forte com a circunferência da cintura, ou seja, é provado que o aumento do peso pode aumentar em consequência sua circunferência. Manter o peso dentro dos limites aceitáveis pode ser uma estratégia muito interessante.

“Cuide do seu peso e da sua circunferência e garanta uma saúde sem risco”

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas

Rosa, G. L. M. et al. Índice de massa corporal e circunferência da cintura como marcadores de hipertensão arterial em adolescentes. Arq. Bras. Cardiol. v.88 n.5 São Paulo maio 2007

Sampaio, R.L. et al. Correlation between body mass index and body fat distribution anthropometric indices in adults and the elderly. Rev nutr 18(1): 53-61, jan-fev, 2005

Lauda, G. L. et al. Síndrome metabólica e seus componentes em portadores do HIV. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.57 no.2 São Paulo mar./abr. 2011

About meunutricionista

Check Also

crossfit-534615_640

Aplicação da creatina em exercícios de alta intensidade

É extremamente comum os praticantes de exercício físico buscarem por substancias/suplementos alimentares que prometem melhorar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *