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Coma certo antes e depois do seu treino

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução
Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

As dúvidas campeãs dos corredores das academias são sem dúvidas o que comer antes e depois do treino.

As perguntas são das mais variadas: de jejum? almoço ou jantar antes? Se eu comer pouco vou desmaiar? Nós vamos lhe ajudar.

O esportista deve sempre priorizar uma refeição equilibrada, aquela que ele não está de estômago vazio, mas também sem estar extremamente estufado.

Os alimentos devem ser aqueles que fazem parte da rotina, “provar” um alimento novo antes do treino pode ser um tiro no pé, e causar azia, desconforto, náuseas entre outros.

A refeição anterior ao treino tem como principal objetivo fornecer energia, e a refeição posterior deve sempre recuperar e prevenir possíveis lesões.

O consumo dos carboidratos sai na frente sempre quando consultamos a literatura, eles são as principais fontes de energia e devem ser consumidos antes do treino evitando cansaço e fadiga. O ideal é sempre optar por frutas, frutas secas e ou até mesmo sucos de frutas. Os refrigerantes, doces e pães doces devem ser evitados já que possuem índice glicêmico muito alto, ou seja, essa energia se esgotará mais rapidamente.

Atente-se e consuma os alimentos com intervalo mínimo de digestão do alimento a fim de evitar possíveis desconfortos.

Após a primeira hora dos exercícios devemos priorizar a ingestão de proteínas e carboidratos complexos como, por exemplo: pão integral com queijo OU iogurte com frutas com casca, arroz integral + feijão e carnes magras, faça refeições mais completas para melhor recuperação muscular.

Tanto a refeição anterior quanto a posterior devem respeitar equilíbrio, variedade e qualidade alimentar, refeições coloridas são sempre um bom parâmetro para avaliar.

 

“Treine e coma com qualidade”

 

Adriana Fanaro Oliveira
Nutricionista do Meu Nutricionista

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