Home » Notícias » Comer de 03 em 03 horas ou não: eis a questão

Comer de 03 em 03 horas ou não: eis a questão

Foto: natue (reprodução)
Foto: natue (reprodução)

Muito se tem discutido a necessidade ou não de se comer de 3 em 3 horas. Fato é que o ser humano está habilitado para permanecer por mais de “3 horas” sem se alimentar.

Porém, é importante e relevante entender bioquimicamente o que significa comer de 3 em 3 horas, ou seja, 6 refeições.

No estudo em questão (Am J Clin Nutr 2016), randomizado, crossover, os pesquisadores compararam o efeito no organismo de se realizar 6 refeições/dia (no mesmos horários) durante 14 dias com um padrão alimentar irregular, onde os participantes variaram o número de refeições de 3 a 9 refeições/dia durante 14 dias. Cabe salientar que nesse estudo estamos falando de mulheres saudáveis não obesas e que a ingestão total de carboidratos, proteínas e lipídios foram idênticos nos dois grupos.

Os resultados apresentaram-se da seguinte forma:

  • O grupo que consumiu as 06 refeições diárias apresentou efeito térmico do alimento maior, e menor níveis de glicose plasmática;
  • A composição corporal, perfil lipídico, GLP-1, PYY e grelina não houve nenhuma alteração;
  • A saciedade foi maior no grupo que realizou 06 refeições juntamente com uma sensação de fome menor;

Podemos concluir que o consumo de 06 refeições diárias melhora a percepção subjetiva de fome, melhora a sensibilidade da insulina haja visto que reduz a glicose, esses fatores podem ser facilitadores da adesão do paciente ao plano alimentar.

Por outro lado, esses dados deixam claro que isso não é uma regra, ou seja, temos que adaptar o número de refeições a real condição que os nossos pacientes tem de realizá-las.

“Sempre ao montar um plano alimentar eu me pergunto: “Qual a real contribuição que estou dando para a saúde desse paciente?” Muitas vezes não prescrevemos o que é ideal, mas para aquele paciente é uma manobra que irá contribuir para a sua evolução. Afinal, o sucesso no tratamento do paciente só irá acontecer se ele conseguir transformar o plano alimentar em hábito”

 

Marcelo Carvalho
Nutricionista – CRN1 5888

About meunutricionista

Check Also

meunutri

O desafio encantador do Atendimento Nutricional

O atendimento nutricional é uma área da nutrição muito desafiadora, encontramos diversos empecilhos quando nos …