Home » Notícias » Como escolher frutas para ceia de natal

Como escolher frutas para ceia de natal

 

Nesta época do ano o consumo de alimentos típicos aumenta, há muitas opções e o o comércio fica em alta, vendendo mais do que a média dos meses anteriores. Alguns cuidados são importantes na hora de comprar as frutas frescas e secas para a ceia de natal.

As frutas frescas não podem ser armazenadas por muito tempo, portanto é necessário uma boa pesquisar para encontrar o melhor preço e qualidade. Já as frutas secas podem ser armazenadas por um período maior, possibilitando comprar com antecedência. De modo geral, há cuidados para o adequado armazenamento destes alimentos.

A escolha das frutas frescas exige cuidado minucioso. O ideal é comprar mais próximo a ceia, evitando que murchem ou mudem a tonalidade da cor, ficando com aspecto desagradável. O problema é que quanto mais próximo da data, a procura aumenta e o preço sobe.

A dica é pesquisar em diferentes estabelecimentos, garantindo uma mesa mais bonita, sem ultrapassar o orçamento da família.

Ao escolher as frutas, verifique se estão em ambiente refrigerado, principalmente uvas, morango, ameixa, melancia, kiwi e pêssego, frutas mais sensíveis à temperatura ambiente. Caso não estejam em ambiente refrigerado, você pode questionar o motivo e saber quando a fruta chegou, analisando melhor o tempo de validade da fruta.

Na compra das frutas secas devemos observar se as embalagens estão bem fechadas, uma pequena abertura, peomove entrada do oxigênio e o processo de oxidação da fruta fica maior.

As frutas secas podem ser compradas com mais de 1 semana de antecedência. Pacotes de fornecedores industrializados chegam a ter validade de mais de 1 ano. Porém,no varejo muitas vezes optamos pof produtos a granel, neste caso a validade é reduzida, podendo cair de 1 ano para 15 ou 30 dias. No momento da compra fique atento a identificação da fabricação e empacotamento do alimento.

Seguindo essas dicas sua mesa terá muita qualidade e saúde. E lembre-se, ceia sem fruta não é ceia de natal!

 

Henrique Tiago Neto
Nutricionista – PersonalNutrition

About nutrimeu

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *