Home » Notícias » Conheça os diversos tipos de contaminação

Conheça os diversos tipos de contaminação

kitchen-515388_640Diversos processos acontecem na manipulação dos alimentos, e os manipuladores são os grandes responsáveis por transportar, armazenar, preparar e distribuir os alimentos até a chegada na mesa do consumidor final.

Existe uma diferença muito grande quando falamos de manipulação caseira ou industrial, à medida que a produção aumenta o cuidado deve ser triplicado, onde qualquer problema por mínimo que seja na linha de produção irá afetar TODO processo.

As contaminações que mais atingem a população são:

  1. Contaminação física: transmitida por elementos físicos como unhas, cabelos, papelão ou plástico ou qualquer outro material sólido. 

Este problema é o mais encontrado nas linhas de produção, infelizmente os manipuladores custam a tomar os devidos cuidados por acreditarem ser “exagero” de zelo. Porém ao fazermos os processos de pré-preparo, transporte, e preparo corretamente com certeza evitaremos todos esses imprevistos nocivos à saúde humana.

  1. Contaminação química: transmitida por produtos e ou aditivos químicos como os inseticidas, tintas, corantes e ou produtos de limpeza.

O cronograma de atividades realizadas em uma linha de produção é de suma importância afim de evitar esse tipo de contaminação. Quando regramos horários de atividades sanamos esse problema. 

  1. Contaminação biológica: transmitidas por bactérias, vírus ou fungos, é importante lembrar que pode ser ou não intencional.

As bactérias que entram em contato com os alimentos se proliferam em menos de 04 horas, numa escala milenar, ou seja, ela pode em menos de 4 horas ela é capaz de se transformar em 04 mil bactérias presentes naquele alimento.

Os vírus são diferentes, eles estão presentes quando o manipulador não faz a higiene correta das mãos, e normalmente são vindas de material fecal humano.

Os fungos podem estar presentes antes e ou depois da colheita do material.

Ainda temos muito a evoluir nesse assunto, mas o Meu Nutricionista acredita que se todos os cuidados forem tomado afim de evitar qualquer tipo de contaminação teremos um grande ganho a nossa saúde.

“Cuidado ao manipular os alimentos NUNCA é demais”

About nutrimeu

Check Also

crossfit-534615_640

Aplicação da creatina em exercícios de alta intensidade

É extremamente comum os praticantes de exercício físico buscarem por substancias/suplementos alimentares que prometem melhorar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *