Home » Notícias » Na Infância » Constipação crônica em crianças

Constipação crônica em crianças

A constipação intestinal em crianças no Brasil é muito frequente. O inicio da constipação é precoce, muitas vezes as mães relatam desde o nasccimento. Um estudo realizado em Embu-SP investigou 277 crianças com idade inferior a 2 anos em postos de saúde da cidade, a prevalência de constipação foi de 25,1%, sendo mais frequente no segundo semestre de vida (38,8%) do que no primeiro (15,1%). O resultado mais importante desse trabalho foi a observação de que o desmame precoce foi fator determinante para o surgimento de constipação.

A criança amamentada com leite artificial tem maiores chances de ter constipação, quando comparada a criança amamentada com leite materno exclusivo.

No mesmo estudo, a quantidade de fibras ingerida pelas crianças não teve associação com o quadro de constipação (Aguirre e cols.,2002). Entretanto, é relevante considerar que, em um estudo do tipo caso-controle com crianças maiores, idade média de 6,5 anos, a quantidade de fibra ingerida foi significativamente menor em crianças constipadas.

O diagnostico de constipação funcional é controverso, pois alguns autores consideram a frequência de evacuações abaixo de três vezes por semana um critério de grande valor.

A Sociedade Paulista de Gastrenterologia Pediátrica e Nutrição define constipação intestinal como uma síndrome, que consiste na eliminação com esforço de fezes ressecadas, independentemente do intervalo de tempo entre as evacuações.

Morais e Fagundes-Neto definem como eliminação de fezes endurecidas acompanhadas de dor, com sangramento anal ou aumento do intervalo de frequência de evacuação.

Apesar das discussões, o aleitamento materno nos primeiros meses de vida e a introdução de fibras alimentares para crianças em desenvolvimento evita a constipação crônica, fortalecendo a flora intestinal, evitando a perda de minerais e os desconfortos causados.

Saber o tipo de evacuação do pequeno (a) é de extrema importância, com certeza evitará problemas futuros com constipação. Um intestino saudável melhora a pele, evita cânceres gastrintestinais, além de melhorar o humor!

 

Henrique Tiago Neto
Nutricionista – PersonalNutrition

About nutrimeu

Check Also

InShot_20171203_111326252

Dieta cetogênica – existe algum benefício?

É contraproducente pensar em boa performance com restrição de carboidrato, no entanto, a restrição pontual …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *