Home » Notícias » Consumo de álcool e suas consequências

Consumo de álcool e suas consequências

Ao longo da nossa história o consumo de bebida alcoólica está sempre ou na maior parte das vezes relacionado à festas e confraternização, motivando a interação e o convívio social, o que muitos não sabem é que o álcool não é diferente de outros nutrientes em relação a valores calóricos, para cada 1 grama de álcool temos 7,1 calorias, ou seja bebidas mais ricas em álcool se tornam mais e mais calóricas.

Para extrair o álcool é necessário um processo de fermentação através da sacarose contida no caldo da cana de açúcar, no final do processo o álcool deve resultar em: refinado, neutro ou extra neutro.

O álcool por conter calorias, também é fonte de energia pode ser um auxiliador potente no ganho de peso se consumido em excesso, porém o grande problema do consumo em excesso do álcool esta mais relacionada ao seu metabolismo quando ingerimos o álcool que é uma substância tóxica para o nosso corpo e por consequência não pode ficar muito tempo no organismo, o nosso corpo busca uma forma de eliminar imediatamente, alterando as vias de energia do metabolismo, favorecendo o estoque de gordura principalmente na área abdominal.

Se formos comparar o álcool com outros nutrientes conseguiremos entender melhor porque é tão fácil engordar através do seu consumo, os carboidratos tem 4kcal/g, as proteínas tem 4kcal/g e as gorduras tem 9kcal/g, levando em consideração que o álcool tem 7,1kcal/g é um valor expressivo.

Outro fator muito preocupante para as pessoas que ingerem muito álcool é a forma como ele se comporta em diferentes tipos de organismos, as pessoas mais magras não conseguem absorver totalmente as 7,1kcal/g e com a alteração do metabolismo elas ficam mais suscetíveis á perda de peso, já nos indivíduos com IMC (Índice de Massa Corpórea) mais elevado, o álcool favorece ao acúmulo de gordura.

O consumo moderado de álcool pode trazer benefícios para o organismo por ter relação no efeito redutor de doenças cardiovasculares, porém o consumo excessivo traz conseqüências negativas interferindo no convívio social, na qualidade de vida, acidentes no trânsito, limitações dos órgãos, cirrose, doenças cerebral, violência, transtornos mentais, alguns tipo de câncer e conseqüentemente aumentando a taxa de mortalidade.

 

 

Henrique Tiago Neto
Nutricionista – Personal Nutrition

 

Fonte:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832008000700006

http://www.fecilcam.br/anais_iveepa/arquivos/9/9-07.pdf

http://www.scielo.br/pdf/rsp/v38n2/19790.pdf

About nutrimeu

Check Also

crossfit-534615_640

Aplicação da creatina em exercícios de alta intensidade

É extremamente comum os praticantes de exercício físico buscarem por substancias/suplementos alimentares que prometem melhorar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *