Home » Notícias » O consumo de cerveja na composição corporal

O consumo de cerveja na composição corporal

beer-3065711_640Que o álcool é supressor da síntese proteica, é fato! Agora, a questão, é: qual a magnitude do prejuízo que o álcool pode causar no resultado final, ou seja, será que a supressão pontual na síntese proteica com a ingestão do álcool (considerando a quantidade) trará prejuízos no processo de hipertrofia ou na composição corporal? Além disso, qual a sua relação com a saúde geral?

Vale considerar que a relação do álcool com a saúde gera um gráfico em forma de “U”, ou seja, o consumo responsável (baixa a moderada quantidade) apresenta benefícios à saúde, como reduções substanciais nas doenças cardiovasculares, menores riscos de diabetes mellitus (DM), AVC, insuficiência cardíaca (IC) e mortalidade total, ao passo que o consumo excessivo de álcool interfere negativamente na oxidação (lê-se queima) de gordura e no metabolismo da glicose, além de poder influenciar negativamente na saciedade e estar associado a cirrose, convulsões, AVC e muitas doenças malignas, incluindo câncer do cólon e reto, mama, laringe e fígado.

A respeito da massa corporal, o consumo de 270ml/dia de vinho tinto para homens e 135 ml/dia para mulheres não resultou em qualquer mudança no peso ou no percentual de gordura. No caso da cerveja, tendo como referência um teor alcoólico de ~5%, 01 a 02 copos (~300 a 600 ml) é a dosagem máxima recomendada para homens, enquanto que para mulheres é de 1/2 a 01 copo.

Portanto, se você é um “mero mortal” em busca de saúde e qualidade de vida, consumir cerveja de maneira inteligente não prejudicará sua saúde e é plenamente possível de ser inserido na sua rotina alimentar.

Lembrando que a quantidade deve ser ajustada de acordo com as características individuais de cada pessoa, assim como todo o contexto dietético deve ser considerado para incluir essas doses no planejamento alimentar.

Raphael Campanholi
CRN3-49867
Facebook: RaphaCampanholi

About meunutricionista

Check Also

26240452_142374913094283_8372596806280317449_o

O Óleo de canola é mesmo um vilão?

Odiado por muitos, este óleo é um grande alvo de críticas com alegações, muitas vezes, …