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Desvendando a aveia

A aveia é um grão de cereal que pertence à família Gramineae, o cultivo tem aumentado, devido seu papel de alimento funcional (afeta de forma benéfica uma ou mais funções alvos do organismo).

O amido da aveia constitui cerca de 60% de matéria seca, localizado no endosperma, que é a parte mais nutritiva do grão. Existem variedades, com alta produtividade de campo, aliadas a ótimo rendimento e qualidade industrial (FRANCISCO et al.,2002).

O consumo constante do farelo da aveia reduz consideravelmente os níveis de colesterol, inclusive o LDL, colesterol ruim, por ser rica em fibras solúveis, principalmente em farelo. A aveia também pode ajudar a normalizar a glicemia de diabéticos tipo 2 e, consequentemente, evita problemas relacionados à patologia (doença).

Além de auxiliar na redução do colesterol e normalizar a glicemia, ajuda no combate da obesidade, por conter alta quantidade de fibras, que é responsável pela saciedade, evitando, deste modo, o consumo exagerado de outros alimentos calóricos.

Dependendo do preparo, a aveia se encaixa em todas as refeições:

  1. Frutas com aveia: combinação antiga e saborosa, tem o poder de saciedade, além de ser prática;
  2. Leite e iogurte com aveia: a afinidade da aveia com fontes ricas em cálcio, aumenta o tempo de digestão e saciedade;
  3. No preparo da comida: introduzir no arroz – para cada xícara de arroz, 01 colher de sopa de aveia, deixe cozinhar junto, o sabor não se altera;
  4. Engrossante: se você prefere alimentos mais pastosos use a aveia;
  5. Bolos e pães: trocar a farinha convencional pela integral, que tem aveia em sua composição.

Aproveite os benefícios e delicie-se!

 

 Henrique Tiago Neto
Nutricionista – PersonalNutrition

 

Fonte:

http://www.scielo.br/pdf/cta/v29n4/31.pdf                                                           

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302009000500004&script=sci_arttext

 

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