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Dez Passos para uma Alimentação Saudável – Passos 7 e 8

Passo 7: Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições       

Nesta fase da vida da criança a preferência é por sabores doces, explicando a rejeição por verduras e legumes, porém este é um grupo importantíssimo e a principal fonte de vitaminas e minerais e não podemos nos cansar de preparar de diferentes formas e oferta-los em dias e momentos diferentes.

Os temperos utilizados na preparação devem ser cebola, alho, pequena quantidade de óleo e ervas como salsinha, orégano, cebolinha, evitando temperos com sabores marcantes que acabarão mascarando o real sabor do alimento.

O consumo saudável pela família com certeza encoraja a criança, por isso, ao sentar-se a mesa, seja um exemplo e a hora da refeição será sempre um momento feliz.

Passo 8: Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.

É cientificamente comprovado que a criança nasce com preferência pelo sabore doce, porém a adição de açúcar deve ser evitada até os 2 anos de idade, afim de formar um paladar adequado para toda a vida.

Até 01 ano de vida a mucosa gástrica da criança não está preparada para receber alimentos industrializados, café e refrigerantes, embutidos, frituras, enlatados ou até alimentos que contenham excesso de gordura, açúcar ou aditivos. Ao incluir na refeição da criança este tipo de alimento os pais correm o risco de irritar a mucosa, ocasionando problemas mais sérios e graves.

A leitura do rótulo de alimentos infantis é muito útil e o uso de condimentos como pimenta, mostarda e catchup deve ser evitado.

 

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