Home » Notícias » Na Infância » Dez Passos para uma Alimentação Saudável – Passos 3 e 4

Dez Passos para uma Alimentação Saudável – Passos 3 e 4

Passo 03: Ao completar 06 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes)

É importante variar a alimentação da criança, a introdução de papas (salgada e doce) é de suma importância, mas para isso, preste atenção nas combinações de alimentos. Uma boa tática é que as composições sejam coloridas e os alimentos cozidos em pouca água, evitando o desperdício dos nutrientes.

A quantidade de absorção do ferro através do leite materno diminui muito após o 6º mês. Acrescente 01 x por semana vísceras e miúdos como fígado, coração e moela; vale salientar que os feijões também são ótimas fontes de ferro. Ovos devem ser introduzidos com cuidado, para evitar possíveis alergias alimentares.

 

Passo 04: A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.

As crianças amamentadas corretamente tem autocontrole da ingestão de alimentos, sabe quando está satisfeita e é hora de parar de comer, porém os pais continuam insistindo em uma ingestão maior do que de fato aguenta. Isso é perigoso e um sinalizador de uma obesidade futura. Os pais devem se atentar a outras necessidades da criança, como sede, sono, calor, fraldas molhadas e sujas.

Em nenhuma hipótese ofereça prêmios ou castigos, quando a criança não come. Embora os pais acreditem ser importante insistir que a criança coma, essa ação poderá estabelecer uma relação doentia com a comida e leva-la para o resto da vida.

 

Portal Meu Nutricionista

About nutrimeu

Check Also

crossfit-534615_640

Aplicação da creatina em exercícios de alta intensidade

É extremamente comum os praticantes de exercício físico buscarem por substancias/suplementos alimentares que prometem melhorar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *