Home » Notícias » Na Infância » Dez Passos para uma Alimentação Saudável – Passos 9 e 10

Dez Passos para uma Alimentação Saudável – Passos 9 e 10

Passo 9: Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o armazenamento e a conservação adequados.

           

A introdução da alimentação para crianças pequenas é importante, porém há um aumento da incidência de diarreias e mortes por contaminação alimentar. Ao escolher o alimento, verifique se está em condições adequadas, além disso, o responsável pelo preparo deve estar de mãos lavadas, cabelos presos e os utensílios higienizados.

A conservação dos alimentos também é de suma importância, devem ser guardados em local fresco e arejado. A água oferecida para consumo e para preparo do alimento deve ser filtrada e tratada.

 

Passo 10: Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a aceitação.

 

Quando a criança está doente o apetite fica diminuído e o gasto aumentado, já que a febre estimula gasto de energia pelo organismo. Se a criança estiver sendo amamentada, aumente a frequência das ofertas durante o dia, garantindo maior ingesta.

Aumente a frequência das ofertas de alimentos durante o dia, mesmo em pequenas quantidades, é importante que a criança coma, mas não force, pois isto pode aumentar o estresse e diminuir ainda mais o apetite. Uma tática é sentar ao lado da criança e ser mais flexível com regras e horários. A inclusão de chás, sucos e água também é essencial para aumentar a quantidade diária de líquidos.

Portal Meu Nutricionista

About nutrimeu

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *