Home » Notícias » Na Infância » Dez Passos para uma Alimentação Saudável

Dez Passos para uma Alimentação Saudável

Passo 5: A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família.

             A alimentação complementar da criança deve ser preparada especialmente a ela, ser bem cozida com POUCA água, ao final deverá sobrar pouca ou quase nada de água na panela, ou seja, a quantidade de água colocada deve ser o suficiente para amaciar o alimento, evitando desperdício de nutriente.

Para facilitar a digestão da criança, até os 08 meses os alimentos devem ser amassados com o garfo, não deve ser triturado em liquidificador ou mix. Os pais devem incentivar a mastigação para fortalecer a musculatura da boca. A partir dos 08 meses a alimentação deve ser igual a dos pais, desde que amassadas, desfiadas ou picadas em pedaços pequenos, lembre-se que sopas e comidas ralas não são suficientes para sustentar a criança.

O uso da mamadeira deve ser evitado, por ser fonte de contaminação e transmissão de doenças. Os líquidos devem ser oferecidos nos copos e os alimentos sólidos no prato e com colher.

Passo 6: Oferecer à criança diferentes alimentos ao longo do dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.

Faça a introdução de novos alimentos de forma gradual, devem ser oferecidas ao menos 02 frutas por dia, nos intervalos das refeições. Escolha sempre as frutas da época. Devemos evitar a monotonia da dieta, as refeições devem ser coloridas, com alimentos diferentes. É comum a rejeição nas primeiras ofertas, por isso o ideal é ter criatividade na preparação dos alimentos, depois de algumas tentativas a criança tende a aceitar o alimento, desde que não haja reforço negativo, como por exemplo: “olha filho, a mamãe fez a beterraba que você não comeu aquele dia”, uma típica frase que colocará abaixo todo seu trabalho de introdução de novos alimentos.

A formação dos hábitos acontece na fase infantil e deve ser incentivada pelos familiares, os alimentos devem ser oferecidos separadamente, para que a criança possa identificar sabores, cheiros e texturas e assim poder formar o próprio hábito, de acordo com o paladar.

 

 Nutricionista Responsável
Portal Meu Nutricionista

About nutrimeu

Check Also

crossfit-534615_640

Aplicação da creatina em exercícios de alta intensidade

É extremamente comum os praticantes de exercício físico buscarem por substancias/suplementos alimentares que prometem melhorar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *