Home » Notícias » No Esporte » Dieta cetogênica – existe algum benefício?

Dieta cetogênica – existe algum benefício?

InShot_20171203_111326252É contraproducente pensar em boa performance com restrição de carboidrato, no entanto, a restrição pontual deste nutriente em atletas pode gerar adaptações fisiológicas que são benéficas e que, posteriormente, poderão gerar resultados positivos no rendimento! Como assim?

Um estudo crossovera publicado em 2014 na “Nutrients” avaliou ciclistas profissionais de longa distância sob os diferentes tipos de dieta: cetogênica (70% de lipídios, 15% de proteína e 15% de carboidrato) versus dieta ocidental padrão (50% de carboidratos, 30% de lipídios e 20% de proteína) durante 4 semanas. Os principais resultados foram:

– Perda de massa e gordura corporal no período da dieta cetogênica;
– Maior utilização de ácidos graxos livres como fonte de energia tanto em repouso quanto durante o exercício (observados pelas taxas de troca respiratória – RER). Esse efeito poupador de glicogênio permite que os atletas se exercitem por mais tempo antes de sofrer depleção de glicogênio e fadiga associada;
Menor concentração de Creatina Kinase (CK) e Lactato desidrogenase (LDH) durante a dieta restrita em carbo (a maior ingestão de ômega 3 na dieta rica em gordura pode ser um dos motivos do menor prejuízo muscular), assim como melhorias no VO2max;
– Um viés importante: os autores não informaram os tempos dos testes. Outra limitação foi a falta de uma fase de saturação de carboidrato por 2-3 dias após o período de intervenção para avaliar se os benefícios citados acima da dieta cetogênica interferiram positivamente na performance.

Conclusão (a minha): essa é uma estratégia que PODE ser aplicada, entretanto, poucas pessoas se beneficiariam dessas alterações fisiológicas pontuais. Este é um refinamento que deve ser considerado quando o básico já estiver bem estruturado, portanto, BOM SENSO SEMPRE!

Raphael Campanholi
CRN3-49867

About meunutricionista

Check Also

crossfit-534615_640

Aplicação da creatina em exercícios de alta intensidade

É extremamente comum os praticantes de exercício físico buscarem por substancias/suplementos alimentares que prometem melhorar …