Home » Notícias » Divulgação de resultados de pacientes: prática sensacionalista

Divulgação de resultados de pacientes: prática sensacionalista

A rede social nos criou uma oportunidade única de reencontrar amigos antigos, parentes distantes que muitas vezes acreditamos estar lado a lado. Essa exposição cria margens para muitas publicidades, e os nutricionistas aproveitam diariamente esse espaço, e expõe as opiniões / bases científicas de diversos assuntos.

Porém com frequência encontramos os resultados “milagrosos” de eliminação de peso, aumento de massa muscular, seja por fotos ou por exposição dos relatórios da consulta ou ainda por troca de mensagens individuais, isso sem dúvida é uma promoção profissional muito chamativa. O marketing em cima dos resultados alcançados incentiva e aponta o profissional que pode lhe ajudar quando você quer algum resultado parecido.

O que muitos não sabem é que essa prática é PROIBIDA pelo nosso código de ética:

“Outra conduta comum verificada nos posts das redes sociais é a utilização pelo nutricionista de imagens dos próprios pacientes, mostrando o “antes e depois” da intervenção nutricional realizada pelo profissional, o que claramente contraria dois artigos do Código de Ética, pois levam o profissional a uma prática sensacionalista e de autopromoção (Art. 22, inciso I), além de que, para divulgar fotos e vídeos associados aos resultados, o profissional deve obter autorização expressa, por escrito, de seu paciente ou responsável legal (Art. 7° XII e XIII)”

Será que essa é a opinião da maioria dos nutricionistas? Você, nutricionista concorda com essa decisão? E você paciente se sente invadido com a exposição da imagem?

O Meu Nutricionista quer saber a sua opinião.

Fonte:
http://www.crn6.org.br/pdf/folders/folder-redes-sociais-2015.pdf

 

 

About meunutricionista

Check Also

crossfit-534615_640

Aplicação da creatina em exercícios de alta intensidade

É extremamente comum os praticantes de exercício físico buscarem por substancias/suplementos alimentares que prometem melhorar …