Home » Notícias » Energéticos: benefício ou malefício?

Energéticos: benefício ou malefício?

A onda de bebidas prometendo energia cresceu muito no mundo todo, a vida corrida da população tem levado as pessoas a optar por métodos rápidos, que prometam mais energia, dispensando as indispensáveis noites de sono, tão importantes para nosso organismo.

Uma Universidade na França descobriu que o uso contínuo dessas bebidas pode causar prejuízos nas artérias, especificamente um estreitamento delas, chamado de angina, que pode evoluir para arritmia cardíaca e morte súbita.

Uma análise da composição das bebidas revelou que 96% contêm a quantidade de cafeína equivalente a um expresso de 250 ml, perigoso ao organismo humano, já que a cafeína age como agonista dos receptores de rianodina, que leva a liberação alta de cálcio, prejudicando a capacidade do coração utilizar o oxigênio.

No estudo, muitos casos de mortes por doenças cardiovasculares, foram computados, portanto,  a melhor opção é não consumir as bebidas energéticas. Para quem precisa de mais energia no dia a dia, existem ações melhores como:

  1. Exercícios físicos regulares;
  2. Consumo de alimentos ricos em fibras, evitando açúcares e gorduras;
  3. Evitar o consumo de bebida alcoólica, aumenta a sensação de cansaço e sonolência;
  4. Beba muita água durante o dia, hidrate-se;
  5. Evite muitas horas de jejum, estágios de hipoglicemia que, em geral, geram tonturas, desmaios, prejudicando o restante do dia.

 

Portal Meu Nutricionista

About nutrimeu

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *