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Estresse engorda!

 

Você já passou por uma situação de muito estresse e viu a balança apresentar números maiores, em curto período de tempo? Você é mais de um dos acometidos pelo aumento de peso por estresse.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que 50% das mulheres que estavam em fases de estresse aumentaram o peso e nos homens, 39% tiveram aumento de peso.

Esse aumento tem relação íntima com a maior ingestão de alimentos práticos e calóricos, como bolachas recheadas, fast food, salgadinhos, balas e doces, além do consumo excessivo de refrigerantes, bebidas lácteas prontas e sucos industrializados.

Com o aumento da demanda de trabalho as pessoas não fazem boas escolhas, não conseguem ter percepção dos melhores alimentos, além de consumir exageradamente alguns deles.

Além disso, há o aumento de hormônios do estresse que tendem a aumentar o armazenamento de energia, a fim de suprir o desgaste que vem acontecendo.

A primeira providencia é organização. Organizar seu dia é uma dica preciosa, estabeleça prioridades, o organismo precisa estar condicionado e focado, dessa forma você respeita seus limites. Portanto, organize suas tarefas!

A segunda providencia é pprogramar a alimentação conforme a programação que fez, mesmo alimentos práticos, não precisam ser industrializados. Na hora dos lanches você ter fácil o que comer, fica fácil não buscar “tranqueiras ou besteiras” não programadas.

Tenha sempre em sua mala uma lancheira. Sim, a lancheira da época de criança não deve ser abandonada. Coloque nela:

  1. Frutas que não estragam com facilidade, como ameixa, pera, maçã, banana, potinhos com melão picado, mexerica;
  2. Oleaginosas: castanha do pará, nozes, amêndoas, avelas, amendoim sem sal, pistache, esses alimentos irão lhe salvar naquele momento que o chefe te chama e era a hora de você comer;
  3. Lanche natural: tenha sempre um lanche: pão integral com frios ou atum, ótima opção. Mesmo que tenha programado almoçar, e não ocorra, estará prevenido;
  4. Chás em garrafinhas: se você conseguir levar pelo menos garrafinhas de chá você pode sossegar sabendo que não precisará usar os refrigerantes ou sucos de frutas industrializados na hora que a sede chegar;
  5. Águas aromatizadas: colocar pau de canela, folhas de hortelã, gengibre na água e beber durante o dia ajuda a “enganar” a fome, conseguindo esperar tranquilamente a próxima refeição.

Siga essas dicas! Com certeza esta fase turbulenta não lhe causará prejuízos.

 

Nutricionista Responsável
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