Home » Notícias » No Esporte » Exercício físico e Gestação: combinação perfeita.

Exercício físico e Gestação: combinação perfeita.

Já é sabido que uma alimentação adequada na gestação é primordial, alguns alimentos são essenciais nessa fase, o acréscimo de alimentos ricos em cálcio, proteínas e vitaminas é necessário para garantir o crescimento adequado do bebê.

Se pensarmos em memória e desenvolvimento cerebral, uma atitude simples pode ser muito efetiva; um estudo da Universidade de Montreal provou que a inserção de exercícios físicos na gestação aprimora o desenvolvimento cerebral do bebê, garantindo uma memória potente na meia idade, ou seja, em tempos modernos em que doenças surgem cada vez mais cedo, é uma estratégia garantir a melhora significativa de memória, na fase em que geralmente esta capacidade diminui.

É sabido que a inserção de exercício físico durante a vida garante melhor qualidade de vida, conservação de neurotransmissores, que possuem a capacidade de transmitir as informações para os nossos órgãos, garantindo ações de forma rápida e segura. Um estudo provou que as gestantes que praticaram exercícios físicos, tiveram bebês nascidos com cérebro mais maduro que os bebês nascidos de mães sedentárias.

Pensamos ser necessário muitas horas de atividade física, isto é um engano, o estudo aconselha apenas 20 minutos de atividade física por dia, ao menos 3 x por semana,  a autora garante que o cérebro dos bebês se desenvolveram mais rapidamente com a prática de atividade física de suas mães.

O mais interessante é que a Universidade Minessota acompanhou a capacidade cognitiva de 2,7 mil indivíduos ao longo de 25 anos e comprovou que, quanto maior a quantidade de exercício, maior a capacidade de memória, raciocínio e coordenação motora, importantes também na meia idade. É  muito importante as gestantes serem acompanhadas por profissional da área de educação física, somente esse profissional está capacitado a fazer orientações acertivas sobre o tipo, frequência e tempo de atividade física segura, de acordo com a idade gestacional.

 

Andressa Agatha de Oliveira
Educadora Física

About nutrimeu

Check Also

Foto: mundoboaforma (reprodução)

03 causas dos desconfortos gastrintestinais durante provas longas

As queixas de desconfortos gastrintestinais são muito comuns naqueles que praticam exercícios físicos principalmente aqueles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *