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Feijão: aliado do emagrecimento!

Um dos alimentos preferidos dos brasileiros está em evidência. Um hábito abandonado pela população, segundo o Guia Alimentar da População Brasileira, que, em sua última publicação, evidenciou o consumo diário do grão em apenas 5% da população. Isto, reflexo da adoção de hábitos inadequados que tomaram grandes proporções nos últimos anos, com a “necessidade” criada do emagrecimento, muitas pessoas deixaram de lado a comida tradicionalmente brasileira: arroz com feijão!

Mas o que muitos não sabem é o poder das leguminosas, como costumamos chamar, incluem, além dos feijões, lentilha, grão de bico e a soja, todos com alto valor proteico que, quando consumidos, levam o indivíduo rapidamente a sensação de saciedade, evitando o consumo de mais alimentos.

As proteínas presentes no feijão tem o poder de aumentar o ferro circulante, por isso a prevenção de anemias. Além disso, são fontes baixas de gorduras, sódio e ricos em minerais como potássio, manganês e zinco. Vale ressaltar que, no caso de anemias instaladas ou em estágios avançados, não é suficiente contar apenas com a fonte de origem vegetal, aliar a uma fonte de origem animal é mais eficiente.

A relação discutida nos dias de hoje sobre emagrecimento, é quanto a presença de uma glicoproteína importante presente no feijão, faseolamina é o nome dela e tem o poder de bloquear a enzima alfa amilase, que transforma o carboidrato em glicose, então, na teoria, o consumo de feijão contribui na diminuição de glicose, pelo aumento da excreção através das fezes. Como se sabe, emagrecer é um conjunto de ações, envolve atividade física, aumento do consumo de frutas, verduras e legumes, aumento de líquidos e outras ações permanentes e não pontuais.

Outra vantagem das leguminosas é o baixo valor calórico, por isso pode ser acrescentada nas refeições para aumento da saciedade, sem comprometer o valor calórico diário. Para os diabéticos é uma excelente solução, já que suas propriedades estão ligadas ao metabolismo da glicose.

A dica do Guia é: para cada 01 porção de feijão, 02 porções de arroz, combinação perfeita de aminoácidos como lisina, metionina e cistina.

 Nutricionista Responsável
Portal Meu Nutricionista

Fontes:
Guia Alimentar da População Brasileira, 2006
Colaço, P. C, et al. Benefícios da Faseolamina. Visão Acadêmica, Curitiba, v.15, n.1, Jan. – Mar./2014 – ISSN 1518-8361

 

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