Home » Notícias » No Esporte » Idoso: cuidado especial…atividade física específica!

Idoso: cuidado especial…atividade física específica!

A expectativa de vida aumentou significativamente nas últimas décadas, por estarmos vivendo mais a preocupação maior é a qualidade de vida. A sonhada terceira idade pode ser muito aproveitada, porém, pode se tornar um pesadelo caso não adquira hábitos saudáveis ao longo da vida.

Segundo pesquisas, até 2025 aumentará em 8,9 vezes o segmento até 65 anos e 15,6 vezes acima de 80 anos. Isto é preocupante, já que, em geral, há maior necessidade de cuidados específicos à essa população.

Durante o processo de envelhecimento muitas funções fisiológicas e anatômicas mudam, as progressões podem causar desgastes e disfunções importantes, deixando o idoso com menor mobilidade, agilidade e eficiência em movimentos, como por exemplo, sentar e levantar.

Não há mais motivos para o idoso deixar de praticar atividade física. Há uma série de linhas específicas para esta faixa etária, com profissionais preparados para adequar a atividade a cada indivíduo. Alguns treinamentos adaptam movimentos de vida diária, com objetivos específicos da atividade física, mas também facilitando o dia a dia destas pessoa.

Todos os diferentes tipos de treinamento podem ser adaptados à terceira idade, seja exercício de força ou resistência muscular, a ressalva é quanto às adaptações específicas.

Se deseja uma vida mais longa e com qualidade, deve pensar em:

Exercícios de resistência muscular, prepare sua musculatura, deixe-a resistente;

Deixe de lado preguiça de se movimentar, se este for seu hábito ao longo da vida,  manterá movimentos pequenos durante a terceira idade;

Mantenha a frequência, é muito mais importante a atividade várias vezes por semana, do que somente 01x com intensidade aumentada;

Faça o exercício com prazer, busque algo que goste, que dê prazer, isto ajuda a reduzir os risco de desistir.

Cuide da sua saúde e tenha qualidade na terceira idade.

Andressa Agatha de Oliveira
Educadora Física

About nutrimeu

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *