Home » Notícias » Inibidores de apetite: mais um capítulo

Inibidores de apetite: mais um capítulo

Em 2015 o Congresso Nacional liberou a venda de inibidores de apetite, os mais comuns e muito utilizados pela população, com o objetivo de emagrecimento. São eles:  femproporex, manzidol e anfepramona.

No entanto, recentemente a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) resolveu se impor e estabelecer regras para o comércio destas medicações.

Há muito se sabe do uso INDISCRIMADO desse tipo de medicamento. Muitas das vezes para redução de poucos quilos ou por, simplesmente, acreditar ser capaz de controlar a vontade de comer.

Porém, é consenso entre os endocrinologistas e nutricionistas especializados, que os medicamentos podem ser úteis, em casos específicos, como obesidade mórbida, síndrome metabólica, entre outros casos de doenças relacionadas ao excesso de peso.

A ANVISA suspendeu o uso dessas drogas em 2011, com a algeação de que não havia comprovações científicas da eficácia deste tipo de droga, no entanto, nesse mês o Senado suspendeu o veto e, teoricamente, as empresas poderiam novamente comercializar as drogas.

Diante desse quadro, a ANVISA determinou aos interessados na venda deste tipo de substância devem apresentar estudos científicos que comprovem a eficácia de tais medicamentos, segurança e qualidade destes. Quando foi suspensa a comercialização não existia regra para comercialização.

A esperança é que, com tais regras possamos acreditar mais na eficácia e comprar medicamentos seguros, todos os medicamentos devem acompanhar um termo de responsabilidade do cliente para o uso.

  Portal Meu Nutricionista

 

 

About nutrimeu

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *