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Lancheira saudável para o seu pequeno

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Foto: gazetadopovo/ reprodução

Hoje vou falar com as mamães e papais que enfrentam todo dia o desafio da lancheira. Não sofram!

Minha primeira dica é: na hora de montar o cardápio, o apetite e o paladar da criança precisam ser levados em conta. Coloque alimentos que ela, de fato, coma. E não exagerem na quantidade.

Primeira dica anotada? Agora vamos falar dos alimentos que podem compor a lancheira.

  • Lácteos – vale queijo, requeijão, iogurte grego, leite saborizado – eles fornecem cálcio e proteína o crescimento. Procure aqueles com menos corante e teor reduzido de açúcar e gordura.
  • Sucos – opte pelo natural ou por industrializados que sejam 100% integrais. A água de coco e água filtrada também são excelentes opções de bebidas.
  • Pãozinho de leite, sachê de aveia ou cereais, torrada crocante, biscoitos sem recheio e bolo sem cobertura – fornecem energia e podem ser oferecidos alternadamente. Alimentos integrais, cujas fibras contribuem para o funcionamento intestinal, e com pouco açúcar são os mais indicados.
  • Frutas – quanto mais variada e colorida melhor. Ouse nos tipos! Atenção: Aquelas que escurecem depois de partidas, como pera, maçã, goiaba, banana, devem ser enviadas com casca. Frutas picadas como manga, melancia, melão e gomos de tangerina, cacho de uva costumam fazer sucesso.

Lembre-se: A recomendação para não prejudicar o desenvolvimento é adequar e não restringir.

Cynthia Antonaccio
www.nutricaocomportamental.com.br

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