Home » Notícias » A mágica do comer bem

A mágica do comer bem

Foto: emagrecimentourgente (reprodução)
Foto: emagrecimentourgente (reprodução)

Atualmente os temas nutrição e alimentação estão cada vez mais presentes na nossa vida, às informações cada vez mais acessíveis e a cobrança por um corpo magro e em forma é crescente.

Nunca se falou tanto em emagrecimento, dietas, medicamentos para perda de peso, spas, academias, fórmulas mágicas e, ao mesmo tempo, nunca a população ganhou tanto peso; além dos índices de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer, hipertensão arterial, obesidade e os transtornos alimentares não pararem de aumentar.

Tudo isso pode acabar gerando confusão nas suas escolhas alimentares e muito estresse quanto ao que deve prevalecer o que é “correto” fazer na sua alimentação. Pensando nisso, reuni 5 formas para que você possa comer bem:
Comer bem é…

  • Comer quando se está com fome e até ficar satisfeito;
  • Escolher alimentos dos quais você gosta e não somente os que deveria comer. Claro que precisamos incluir alimentos variados e com uma boa qualidade nutricional, mas sem sermos muito restritivos ao ponto de deixar de comer os alimentos prazerosos!
  • Permitir-se comer, às vezes, porque está feliz, ou triste, ou porque o prato é gostoso. Pode, às vezes, comer demais e se sentir estufado, ou desconfortável, ou também comer menos desejando ter comido mais. Confie no seu corpo, ele lida bem com esses errinhos de alimentação,
  • Deixar de fazer outras coisas quando for o momento de comer, para dar tempo e atenção ao ato de comer, sem que isso se torne uma obsessão no dia inteiro;
  • Comer bem é comer de maneira flexível, variando e respeitando as nossas emoções, a nossa agenda, a nossa fome e a nossa proximidade com o alimento.

(Adaptado de Satter, 1987)

Desejo à você uma relação mais tranquila com a comida e uma mente bem nutrida.

Patrícia Ito
Nutricionista – CRN-3 43825
patricia.itou@gmail.com
Facebook: Nutrindo Mentes

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas

ALVARENGA, M. et al. Nutrição comportamental. São Paulo: Editora Manole, 2015. 549p.

DERAM, S. O peso das dietas. São Paulo: Editora Sensus, 2014. 320 p.

About meunutricionista

Check Also

Foto: emagreceragoramesmo/reprodução

O que comer antes, durante e depois do treino?

Foto: janainagoston / reprodução Na maioria das vezes, a resposta é: não importa! O nosso …