Home » Notícias » Ministério da Saúde informa: redução de sódio faz bem à saúde!

Ministério da Saúde informa: redução de sódio faz bem à saúde!

 

 

Engana-se quem acha que só temos sódio no sal de cozinha. Muitas vezes ouvimos as pessoas dizerem “nossa, mas não como muito sal”, mas infelizmente o sódio está presente em todos os alimentos industrializados, é utilizado para conservar os alimentos e no Brasil o limite máximo de ingestão é ultrapassado frequentemente.

É consenso que doenças crônicas estão relacionadas diretamente com o consumo excessivo de sal, muitos estudos comprovam que a redução do consumo diminui até 5 mmHg na pressão arterial sistólica, ou seja, diminuição de 20% na incidência de aumento de pressão arterial.

O governo federal tem se empenhado em campanhas para incentivar a redução do consumo, realizou um acordo com a Organização Mundial da Saúde para que a recomendação reduza para menos de 5 gramas de sal/dia até 2020.

Em 2009 foi assinada uma Lei (nº75/2009), estabelecendo que a obrigatoriedade de redução do teor de sódio no pão e todos os rótulos informando a quantidade de sódio nos alimentos. Com isso, o Ministério da Saúde decretou que 16 alimentos, direcionados ao público infantil, deveriam ter no máximo 1,4 gramas de sódio a cada 100 gramas do alimento, entre eles, salgadinhos, batata fritas bolos e misturas de bolo, bolachas, maionese, batata palha.

No entanto a indústria tem até o final de 2014 ou 2016, dependendo do alimento, para cumprir tal norma. Vale ressaltar que, depois de cumpridas todas as etapas, deve-se ter um total de 20.000 toneladas de sódio fora dos alimentos, que serão revertidos em benefício à população.

Pense bem antes de consumir qualquer produto industrializado! Ele pode conter teores aumentados de sódio. O Portal Meu Nutricionista incentiva sempre o consumo de alimentos naturais, mesmo que signifique regredir na tecnologia; quando falamos de alimentos esta é uma excelente opção.

 

Nutricionista Responsável

Portal Meu Nutricionista

About nutrimeu

Check Also

26240452_142374913094283_8372596806280317449_o

O Óleo de canola é mesmo um vilão?

Odiado por muitos, este óleo é um grande alvo de críticas com alegações, muitas vezes, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *