Home » Notícias » A mulher por trás do corpo perfeito

A mulher por trás do corpo perfeito

A sombra do corpo perfeito atinge muitas e muitas mulheres, que buscam diversos artifícios para conquistar a boa forma ou como dizem a melhor forma, em que os corpos devem ser magros, torneados, fortes e perfeitos.

Este é o estereótipo do corpo que é associado ao sucesso, felicidade e controle pessoal. A ‘beleza’ tornou-se busca incessante de muitas mulheres. Na maioria das vezes esse corpo não respeita o biótipo individual, necessidades nutricionais ou buscam saúde perfeita.  É importante considerar diversos aspectos em dietas alimentares, as funções vitais são dependentes de nutrientes específicos. A propagada de corpo perfeito, emagrecimento rápido nunca é associada aos malefícios que essas restrições alimentares podem causar.

É interessante perceber que há um padrão para se alimentar, se vestir, se comportar quando se deseja ter determinado corpo ou forma, foi criado o padrão da beleza, aquele que estiver fora não é aceito ou julgado como belo pela sociedade.

O poder que as motivações estéticas exercem nos indivíduos é impressionante, são capazes de diversas ações para atingir determinado objetivo. Um estudo realizado em Portugal identificou que 67% das mulheres entre 40 e 51 anos consideram a estética como principal motivo para a prática de exercício aeróbico.

O que define um corpo magro? A maior parte das referências utiliza o IMC, no qual o Peso é dividido pela Altura ao quadrado, e que sempre que tiver próximo do 18,5 Kg/m² é considerado corpo magro. No entanto é consenso que essa não é uma medida internacional válida, pois não considera a composição e estrutura corporal, somente o peso e a altura.

E não são apenas as dietas que são visadas, o Brasil entrou na lista dos 10 países que mais consomem cosméticos, esta moda inclui, além de cosméticos, roupas, acessórios, sapatos e muitas dietas com promessas milagrosas.

Lembre-se sempre: por trás de um corpo perfeito, o ideal é ter saúde perfeita! Apenas deste modo se suporta toda tensão externa, preocupações do dia a dia, estresse. Precisamos considerar o aumento da expectativa de vida, vivemos mais e precisamos pensar em viver com saúde por todos esses anos.

 

Nutricionista Responsável

Portal Meu Nutricionista

About nutrimeu

Check Also

crossfit-534615_640

Aplicação da creatina em exercícios de alta intensidade

É extremamente comum os praticantes de exercício físico buscarem por substancias/suplementos alimentares que prometem melhorar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *