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Não caia em ciladas, coma menos

  1. Diminua a variedade de cores e sabores

Quando somos expostos à uma variedade maior de comida e, consequentemente de sabores e de cores, acabamos comendo mais. Se existem menos opções, “cansamos” de sentir o mesmo gosto repetidas vezes e acabamos limitando o consumo.

  1. Tente reduzir a quantidade de cores na mesma refeição

É interessante compartilhar um estudo que dividiu voluntários em dois grupos enquanto assistiam a um programa de televisão: um recebeu uma tigela grande com 10 cores de confeitos de chocolate (M&Ms®) e o outro recebeu a mesma tigela, no entanto, com apenas 7 cores. Os que foram expostos a uma maior variedade visual comeram significativamente mais apesar de terem o MESMO sabor (99 x 56 M&Ms® no mesmo intervalo).
confete21Mas atenção: isso não quer dizer que você não possa comer um prato de comida colorido: você não só pode como DEVE uma vez que quanto mais colorido o prato, maior a variedade de nutrientes, resultando em uma melhor qualidade nutricional; porém é importantíssimo aliar esta à qualidade sensorial também, que significa utilizar todos os sentidos do nosso corpo para prestar atenção na aparência, nas cores, sabores, aromas, texturas, sons e sensações que a comida te traz, enfim, estar “no aqui e no agora” a fim de reconhecer a sua saciedade antes que coma em excesso.

Uma dica para os dias em que você se deparar com situações com muitas opções visuais, como festas comemorativas e restaurantes por quilo, além de variar no prato, experimente olhar, saborear, sentir e ouvir os muitos sons que a comida pode te proporcionar e se surpreenda!

A prática da atenção plena no momento da comida pode requerer muito esforço e paciência, mas é sem dúvidas uma grande oportunidade para a mudança real de comportamento alimentar, podendo resultar, à longo prazo, numa perda peso saudável e sustentável.

Patrícia Ito
Nutricionista – CRN-3 43825
patricia.itou@gmail.com
Facebook: Nutrindo Mentes

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas

KAHN, B. E. The influence of assortment structure on perceived variety and consumption quantities. J Consum Res. v. 30, p. 519- 533, 2004.

INMAN, J. J. The Role of Sensory-Specific Satiety in Attribute-Level Variety Seeking. Journal of Consumer Research, v. 28, n. 1, p. 105- 120, jun. 2001.

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