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O bota fora dos refrigerantes nas cantinas escolares

refrigerantesAs empresas de refrigerante Coca Cola Brasil, Ambev e Pepsico se reuniram e vão tirar o time de campo das cantinas das escolas de crianças de até 12 anos.

Uma decisão em conjunto  e a nota surpreendeu muita gente nessa quarta feira, as empresas, chegaram em um consenso de que os pequenos não tem maturidade suficiente para fazer escolhas alimentares saudáveis e conscientes.

Fica permitido para a cantina água mineral, água de coco, suco 100% natural e bebidas lácteas desenvolvidas para essa faixa etária.

Muitas escolas contemplam crianças e adolescente nesse caso a responsabilidade de conscientização fica a cargo da diretoria, e nas cantinas terão somente os refrigerantes na versão mini, ou seja, 100 ml a menos.

Uma diretora da empresa falou em uma entrevista que essa não foi uma decisão comercial por isso as mesmas não irão se mobilizar na fiscalização cabendo aos órgãos responsáveis.

Em seguida a carta na íntegra divulgada na imprensa:

“A obesidade é um problema complexo, causado por muitos fatores, e as empresas de bebidas reconhecem seu papel de ser parte da solução. A partir de agosto, a Coca-Cola Brasil, a Ambev e a PepsiCo Brasil vão ajustar o portfólio de bebidas vendidas diretamente às cantinas de escolas no país. A principal mudança é que as empresas venderão às escolas para crianças de até 12 anos (ou com maioria de crianças de até essa idade) apenas água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos.

O novo portfólio tem como referência diretrizes de associações internacionais de bebidas. Novos produtos lançados pelas empresas poderão ser incluídos, no futuro, seguindo essas referências.

No momento do recreio, os alunos têm acesso às cantinas escolares sem a orientação e a companhia de pais e responsáveis, e crianças abaixo de 12 anos ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo. Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCo Brasil entendem que devem auxiliar os pais ou responsáveis a moldar um ambiente em escolas que facilite escolhas mais adequadas para crianças em idade escolar, assim como estimular a hidratação e a nutrição, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada.

A escolha do portfólio no Brasil também foi baseada em conversas com especialistas em saúde pública, alimentação e nutrição, além de profissionais e instituições ligadas aos direitos das crianças. A política valerá para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores. Em relação às demais, aquelas que se abastecem em outros pontos de venda (supermercados, redes de atacados e adegas, por exemplo), haverá uma ação de sensibilização desses comerciantes por meio da qual todos serão convidados a se unir à iniciativa.

As três companhias também estão trabalhando com a ABIR (Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas) para que essas diretrizes de venda de bebidas a escolas sejam um compromisso de todo o setor.”

Adriana Fanaro Oliveira

Nutricionista CRN3 17166

 

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