Home » Notícias » Na Infância » O lado obscuro da amamentação

O lado obscuro da amamentação

foto: mdemulher (reprodução)
foto: mdemulher (reprodução)

Existem muitos lados obscuros no processo de amamentação, o desmame precoce quebra o importante vínculo mãe e filho, além de colocar a criança a maiores riscos de doenças e mortes por desnutrição.

O desmame precoce é comum em duas situações: morte materna ou doença grave da mãe.

A amamentação é o primeiro evento social da criança resultando no aspecto social com o mundo: mãe, pai e a família em geral.

A consulta pré-natal deve ter como finalidade também acolher a mãe, e entender seus medos e angústias, e se for bem-feita tem maiores chances de se realizar uma amamentação bem-sucedida.

O desenvolvimento sadio da criança para que se torne um adulto saudável depende da alimentação nos primeiros anos de vida, estes serão decisivos, e deve ser acompanhado de perto com amor e carinho pelos pais e ou responsáveis.

O profissional que orienta essa mãe deve estar disposto e atento, já que ele entende que esse deveria ser um “processo natural” pode ofuscar as intercorrências que possam vir a acontecer, ou seja uma nutriz que não consegue por algum motivo amamentar muitas vezes não consegue o apoio necessário para a resolução do problema e continuação do processo.

Muitos são os motivos do desmame: saída da mãe para o trabalho, o leite é insuficiente para sustentar o bebê, estresse na hora da amamentação e a preocupação excessiva com o corpo.

A natureza se encarregou de deixar esse momento perfeito, basta que o filho erga os bracinhos e os seios da mãe se ingurgitem e que o leite seja ejaculado com força.

Acreditamos que as informações básicas que podem ocorrer nesse processo não devem ser ofuscadas, as mães devem saber que alguns eventos podem vir a acontecer tais como: mastite, abcessos, mamilos dolorosos, rachados e com fissuras além do ingurgitamento mamário (leite empedrado).

Talvez todos que estejam envolvidos no processo da amamentação: mãe, profissionais da saúde e familiares não estão preparados para auxiliar essa mãe, não há conforto para ela nesse momento e as tendências são sempre culpabiliza-lá por estar tendo dificuldade seja qual for o motivo.

Está na hora de repensar nossos conceitos e ações.

“Amamentar é um ato natural, instintivo, biológico e próprio da espécie”

 

Adriana Fanaro Oliveira
Nutricionista CRN3-17166

Referência Bibliográfica

Referência Bibliográfica

Joca, Mirella Teixeira, Barros, Shirley Katiussy Soares, Oliveira, Rafaelle Lopes de, Monteiro, Maria Adelane Alves, & Pinheiro, Ana Karina Bezerra. (2005). Fatores que contribuem para o desmame precoce. Escola Anna Nery, 9(3), 356-364.

About meunutricionista

Check Also

Foto: mundoboaforma (reprodução)

03 causas dos desconfortos gastrintestinais durante provas longas

As queixas de desconfortos gastrintestinais são muito comuns naqueles que praticam exercícios físicos principalmente aqueles …