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O magnésio é essencial para a sua saúde: conheça-o!!

Muitas pessoas não tem a menor ideia da importância deste micronutriente, mas ele é essencial para a nossa saúde, inclusive para prevenção de algumas doenças entre elas o diabetes mellitus.

Um recente estudo americano revelou que 60% da população consome magnésio abaixo do recomendado, a banana, arroz e o feijão são fontes potenciais deste mineral, sem contar com os leites e derivados e as oleaginosas como a castanha, amêndoas, avelãs e nozes.

A produção de energia é dependente da formação de glicose 6-fosfato, isso acontece dentro da célula, se a glicose não for fosforilada a tendência é que essa se acumule na corrente sanguínea aumentando significativamente a quantidade de glicose no sangue que pode causar uma hiperglicemia, porém todo este processo de fosforilação depende de uma enzima chamada hexoquinase, essa é responsável por este processo e é dependente de magnésio.

Segundo Cozzolino, a deficiência de magnésio é encontrada em 25 a 47% dos pacientes diabéticos, já que a deficiência de magnésio gera um acúmulo de glicose no sangue, causando o diabetes. O mais impressionante disso é que muitas fontes de magnésio são de fácil acesso, porém o aumento das dietas restritas faz com que a população consuma quantidades muito menores deste mineral.

E não para por ai, muitos relatos indicam a relação da falta  do consumo de magnésio com o aumento da osteoporose, essa que já é um problema de saúde pública pode se tornar ainda mais maléfica se a população não incluir alguns hábitos de vida em sua rotina diária, o cálcio, importante mineral para a formação óssea é absorvido e digerido com a ajuda da vitamina D, que é captada por nossa pele por uma enzima chamada 7-dehidrocolesterol e armazenada em nosso fígado como calcidiol (forma inativa), com a presença de cálcio no intestino há necessidade de mobilizar a vitamina D para que essa possa auxiliar a absorção e é nesta hora que entra o nosso magnésio, este fica responsável por transformar a vitamina D na sua forma ativa através de uma hidrolase, ou seja, a deficiência de magnésio pode prejudicar a absorção de cálcio e consequentemente causar uma osteoporose a longo prazo.mg

Diante de tantas comprovações científicas é preciso que repensemos as nossas escolhas alimentares e que possamos incluir em nossas refeições: arroz, feijão, castanhas, banana, leite e derivados, somente de forma frequente e diária é que vamos conseguir nos prevenir de milhares de doenças que assombram o mundo de hoje.

 

Adriana Fanaro 
Meu Nutricionista

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