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O poder da soja

A soja é uma leguminosa (grupo alimentar dos feijões, ervilha, lentilha, grão de bico e entre outros grãos com características semelhantes) já vem sendo utilizada a mais de cinco mil anos no oriente, sendo considerado um grão sagrado, sua utilização no ocidente é recente, porém muito bem aceita.

A soja é um alimento muito nutritivo rico em proteínas e fonte de vitaminas, sais minerais e fibras alimentar sendo capaz de oferecer quantidades relativamente alta de aminoácidos, comparada a outros alimentos vegetais, contém alto teor de gorduras poliinsaturadas, como o ômega 3, ômega 6 e possui compostos polifenólicos, como as isoflavonas.

Estudos destacam o grande teor de isoflavonas (fitoestrógenos) presentes na leguminosa que funcionam como antioxidante substância que neutralizam os radicais livres (moléculas desalinhadas) potencialmente prejudiciais à saúde e relacionados ao desenvolvimento e aparecimento de doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce.

Ela também age nos receptores de estrogênios, por isso é considerada funcional já que o seu consumo afeta de forma benéfica uma ou mais funções alvo do organismo.

Os fitoquímicos presentes em alimentos de origem vegetal podem ter efeito benéfico como prejudiciais a saúde humana, o consumo indiscriminado da soja causa uma deficiência na captação de aminoácidos, minerais e vitaminas (D, E, K e B12) e uma elevação de estrogênio.

Com o consumo controlado da soja ou de seus derivados podemos usufruir de seus benefícios, porem devemos levar em consideração as quantidades para não afetar o nosso corpo de forma negativa, apesar da soja ser rica em proteína, sua absorção quando comparada a proteína animal ainda é inferior devido à absorção e a falta de vitamina B12, vitamina presente em alimentos de origem animal.

Henrique Tiago Neto
Nutricionista – Personal Nutrition

Fonte:

http://www.assesc.edu.br/download/4-jornada-academica/A_soja_e_seus_beneficios.pdf

http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/4681/1/Patr%C3%ADcia%20Guedes%20Pereira.pdf

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