Home » Notícias » O poder do café da manhã no controle do Diabetes Mellitus

O poder do café da manhã no controle do Diabetes Mellitus

café da manhã no controle do DiabetesO café da manhã pode ser capaz de reduzir níveis de glicemia controlando o diabetes mellitus do tipo 02, apesar de muitos estudos ainda serem controversos nesse assunto, temos muitos dados que comprovam a sua eficácia.

Vamos refletir sobre a importância da primeira refeição com dados de um estudo:

“Pesquisadores submeteram 18 pacientes obesos portadores de diabetes tipo 2 a dois padrões de dieta por 7 dias. As dietas eram isocalóricas, ou seja, a mesma quantidade calórica ao longo do dia. Porém com distribuições distintas. Um grupo chamado de BD (breakfast diet) consumiu mais energia no café da manhã (700Kcal – 47%CHO / 31%PTN / 22%LIP) e menos no jantar (205Kcal – 27%CHO / 43%PTN / 30%LIP) enquanto o outro grupo chamado de DD (dinner diet) consumiu menos calorias no café da manhã (205Kcal – 27%CHO / 43%PTN / 30%LIP) e mais calorias no jantar (700Kcal – 47%CHO / 31%PTN / 22%LIP). Quanto ao almoço os dois grupos consumiram a mesma quantidade calórica (600Kcal – 50%CHO / 27%PTN / 23%LIP)”

Um dos objetivos foi acompanhar o comportamento glicêmico com o foco nos carboidratos. Cabe salientar que a abordagem desse estudo é com pacientes portadores de DM2 e a principal alteração fisiopatológica inerente a esse tipo de paciente é a hiperglicemia pós prandial, justamente pelo quadro de resistência a insulina.

Os resultados mostram que os indivíduos que consumiram o café da manhã com mais energia, tiveram uma resposta glicêmica no almoço 25% menor que o grupo que consumiu menos energia no café da manhã, salientando que a distribuição de calorias no almoço foi idêntica. E quando se comparou a resposta glicêmica do café da manhã do grupo BD, que consumiu 700Kcal com o jantar do grupo DD que também consumiu 700Kcal, a resposta no grupo BD foi 24% menor. Além disso, a presença de GLP-1 foi 29% maior nos indivíduos que seguiram a dieta que consumiram mais energia no café da manhã.

Em resumo, PROMOVER UM EXCELENTE CAFÉ DA MANHÃ ao invés de comer pouco ou até mesmo pular essa refeição, está associado com redução significativa na hiperglicemia pós-prandial ao longo de todo o dia.

Este simples ajuste na dieta pode gerar uma vantagem terapêutica para o controle metabólico de pacientes portadores de DM2. Manobras simples e de grande relevância para a saúde de nossos pacientes.

Marcelo Carvalho
Nutricionista – CRN1 5888

About meunutricionista

Check Also

meunutri

O desafio encantador do Atendimento Nutricional

O atendimento nutricional é uma área da nutrição muito desafiadora, encontramos diversos empecilhos quando nos …