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O poder dos cereais integrais na sua saúde

Você já deve ter ouvido falar que cereais integrais são uma ótima opção para você incluir em uma alimentação saudável, mas quem são eles e porque eles são a favor da nossa saúde?

Cereais integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refinamento, assim, eles contém todas as cereais integraispartes do grão, são elas:

  • Gérmen: parte interna, rica em nutrientes, como as vitaminas e minerais
  • Endosperma: parte intermediária, rica em carboidratos e proteínas
  • Farelo: parte externa, rica em fibras

Um grande exemplo que tenho para te dar é o do arroz branco: ele contém somente a parte do endosperma, já o integral contém todas as 3 partes, fazendo com que além de ele fornecer energia provinda dos carboidratos e proteínas, forneça também vitaminas, minerais e fibras que são tão importantes quanto.

Assim, os cereais integrais vão conferir muito mais benefícios se comparados com o refinado:

  • As vitaminas e minerais são imprescindíveis para fazer o seu metabolismo funcionar, como por exemplo as vitaminas do complexo B que formam enzimas participantes do processo de geração de energia. Assim, na falta destas, você poderá se sentir cansado e fadigado por não conseguir produzir energia. Ainda, precisamos ingerir essas vitaminas diariamente, pois o nosso corpo não as armazena.
  • As vitaminas do tipo antioxidantes ajudam a retardar o envelhecimento celular precoce.
  • As fibras promovem saciedade, reduzindo o apetite, auxiliando na perda e  manutenção de peso, no controle da glicemia, diminuem o colesterol ruim (LDL), melhoram o funcionamento do intestino e ainda combatem o mau hálito.
Foto : nutriaz (reprodução)
Foto : nutriaz (reprodução)

Estudos mostram que o consumo de cereais integrais está relacionado à redução do risco de desenvolver câncer, diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, à baixa prevalência de síndrome metabólica e a um menor índice de relação cintura/quadril e de IMC.

Com tantos benefícios, que tal enriquecer o seu cardápio com estes poderosos grãos?

Você pode começar substituindo o arroz branco pelo integral e ainda incluir alimentos ricos em fibras nos lanches intermediários!

Patrícia Ito
Nutricionista – CRN-3 43825
patricia.itou@gmail.com
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Referência Bibliográfica

Referência Bibliográfica

COZZOLINO, S. M. F.; COMINETTI, C. Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição. 1 ed. São Paulo: Manole, 2013. 1257p.

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